Terro sanitário

Páginas: 20 (4994 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2011
1. INTRODUÇÃO

Todas as cidades enfrentam um serio problema: o destino do lixo produzido pela população. Junta-se a isto, o expressivo crescimento da geração dos resíduos sólidos nas áreas urbanas , notadamente em países em desenvolvimento.
Segundo o Manual de Gerenciamento Integrado (IPT/CEMPRE,1995) , são produzidos diariamente no Brasil cerca de 240 mil toneladas de lixo, dos quais90 mil são de origem domiciliar. Neste sentido estima-se que a média por habitante esteja em torno de 600 g a 1Kg por dia.
A Constituição Federal Brasileira confere aos municípios a competência de organizar e prestar os serviços públicos de caráter urbano, aí incluídas as tarefas de limpeza pública e disposição final dos resíduos sólidos urbanos. O aterro sanitário é um dos métodos maissimples e higiênicos de destinação do lixo adotado.
O presente trabalho vem por objetivo abordar aspectos, estudos necessários para implantação, procedimentos relacionados à operação e manutenção e andamento da implantação do aterro sanitário na grande Aracaju.

2. CONCEITOS E DEFINIÇÕES DE ATERRO SANITÁRIO

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) define:

"Aterrossanitários de resíduos sólidos urbanos, consiste na técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo, sem causar danos ou riscos à saúde pública e à segurança, minimizando os impactos ambientais, método este que utiliza os princípios de engenharia para confinar os resíduos sólidos ao menor volume permissível, cobrindo-os com uma camada de terra na conclusão de cada jornada de trabalho ou àintervalos menores se for necessário."

Um aterro sanitário pode ser definido como um equipamento urbano de infra-estrutura, integrante de um sistema de engenharia sanitária e ambiental, destinado à disposição final e tratamento dos resíduos sólidos, de forma a permitir que os mesmos sejam confinados sob o solo, e que os líquidos e gases resultantes das reações químicas que resultem dosprocessos de decomposição sejam devolvidos ao meio ambiente com o mínimo de impacto.
Consiste numa área delimitada (cercada), onde estão dispostas estrategicamente todas as partes do aterro, as quais, em geral, são: sede administrativa equipamentos de controle; vias internas; garagens para veículos e utilitários; galpões de triagem, trincheiras ou valas para depósito dos resíduos; sistema detratamento final.
Os aterros sanitários são construídos, na maioria das vezes, em locais distantes das cidades. Isto ocorre em função do mau cheiro e da possibilidade de contaminação do solo e de águas subterrâneas. Porém, existem, atualmente, normas rígidas que regulam a implantação de aterros sanitários. Estes devem possuir um controle da quantidade e tipo de lixo, sistemas de proteção ao meioambiente e monitoramento ambiental.
Os aterros sanitários são importantes, pois solucionam parte dos problemas causados pelo excesso de lixo gerado nas grandes cidades.
No Brasil, um aterro sanitário é definido como um aterro de resíduos sólidos urbanos, ou seja, adequado para a recepção de resíduos de origem doméstica, varrição de vias públicas e comércios. Os resíduos industriais devemser destinados a aterro de resíduos sólidos industriais (enquadrado como classe II quando não perigoso e não inerte e classe I quando tratar-se de resíduo perigoso, de acordo com a norma técnica da ABNT 10.004/04 - "Resíduos Sólidos - Classificação").

2.1 Diferenças Entre Lixão, Aterro Controlado e Aterro Sanitário

Há necessidade de diferenciar os outros métodos de disposição dosresíduos em relação ao Aterro Sanitário, como por exemplo, os lixões e aterros controlados.
Um lixão é uma área de disposição final de resíduos sólidos sem nenhuma preparação anterior do solo. Não tem nenhum sistema de tratamento de efluentes líquidos – o chorume (líquido preto que escorre do lixo). Este penetra pela terra levando substancias contaminantes para o solo e para o lençol freático....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • mestre do terro
  • distrito sanitario
  • Aterro sanitário
  • Vaso Sanitário
  • Aterro sanitário
  • Projeto Sanitário
  • Aterro Sanitário
  • Alvara Sanitario

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!