Territorialização da área 02, microárea 05 da usf do bairro eduardo angelim, belém-pa

2642 palavras 11 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ – CESUPA
ÁREA DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS, BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE MEDICINA

Eunice Augusta de Oliveira Souza
Lorena Barros Bianchini
Maria Mariana Ladislau de Matos
Mayara Munique Correa de Oliveira Silva

TERRITORIALIZAÇÃO DA ÁREA 02, MICROÁREA 05 DA USF DO BAIRRO EDUARDO ANGELIM, BELÉM-PA

Belém
2011
1. Introdução
O primeiro a dedicar atenção e descrever a Tuberculose –TB, foi Hipócrates, sob a denominação de tísica, palavra grega que significa decair, consumir, definhar, contudo os relatos de TB são anteriores mesmo ao inicio da civilização.
Surtos de Tuberculose afetavam quase toda a Europa. O processo de conquistas territoriais europeu conduziu para os povos nativos das colônias a contaminação da doença, incluindo a contaminação das Américas. O bacilo da tuberculose contaminou povos nativos, os quais, sem defesa imunológica para a doença, tiveram grandes contingentes dizimados. O processo de colonização expandiu ainda mais a doença, as migrações e emigrações contribuíram ainda mais para o processo de disseminação. No Brasil, a doença chega quando, atraídos pelas qualidades climáticas tropicais, na época considerada como saudáveis para a cura do mal, para cá se dirigiram os convalescentes em busca de alguma esperança de melhora. Assim, padres jesuítas, com a missão de catequizar os gentílicos, mantinham contato constante com populações indígenas, esse contato contribuiu para transmissão da tísica.
A tuberculose (TB) é uma doença de amplitude mundial e seu principal agente etiológico é Mycobacterium tuberculosis, identificado em 1882 por Robert Koch. Esta enfermidade pode resultar da reativação de uma primo-infecção ou pode ser decorrente de infecção recentemente adquirida. (Giroti, 2010)
A infecção pelo bacilo da tuberculose pode ocorrer em qualquer idade, mas no Brasil geralmente acontece na infância. Nem todas as pessoas expostas ao bacilo da tuberculose se tornam infectadas. A infecção tuberculosa, sem

Relacionados