Territórios pesqueiros

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO- IFMA
CURSO- LICENCIATURA PLENA EM BIOLOGIA
DISCIPLINA- SUSTENTABILIDADE DOS RECURSOS PESQUEIROS
PROFESSORA- CLARISSA LOBATO DACOSTA
ALUNA- NATÁLIA DO VALLE CAVALCANTE CÓDIGO- LB1111031-21

Da apropriação da Natureza à construção de territórios pesqueiros

São Luís- MA
06/12/2011
Resumo

O texto tem porobjetivo abordar a importância da questão território com relação às atividades pesqueiras, mas primeiramente se faz necessário estabelecer significado ao termo “território”. Levando em consideraçãoexplicações já existentes e comparando-as, chega basicamente a:

Território pesqueiro é todo e qualquer local, de abrangência em área e volume que sofra influência pesqueira ou de seus agentes, desderetirada, transporte, morada e etc.

O artigo mostra a necessidade de um reconhecimento legal de todo ambiente que apresente tais características, para que assim ocorra uma melhor atitude no quediz respeito à organização para um uso consciente, equilibrado, sustentável e satisfatório.

Posteriormente o autor exemplifica citando situações onde pela falta de controle por parte do Estado ospróprios habitantes e usuários do meio, através de uma relação normalmente histórica de apropriação e uso da terra estabelecem normas, regras estabelecidas por associações comunitárias.

Padrões a seremseguidos a fim de encontrarem um bom senso comum e evitar discursões, desentendimento ou mesmo uma guerra interna, os chamados “Acordos de pesca” como na Amazônia e Ceará. Alguns chegam a requisitara ajuda de outros órgãos como o IBAMA, como na região da praia Redonda- CE, Mas que acabou sendo de um alto custo pela exigência de equipamentos para equipe do IBAMA. Alguns chegam a vigiar seuterritório e leis de uma maneira tão simples e desequipada em vários aspectos que acaba por ser insatisfatória.

Outras questões que causam transtornos são a maricultura, carcinocultura marinha e a...