Terremotos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Tenente Rêgo Barros


Diretora: Deusélia Nogueira

Professor: Roberto Leal

Alunos : Bruno Lodi

Carlos Alberto

Davi Martins

Gabriel Gomes

Paulo Henrique













Assunto: Terremotos



















-2010-


Conteúdo
INTRODUÇÃO 2

1 Conceituação Placas Tectônicas 41.1 Tipos de placas 4

1.1.1 Placas convergentes 4

1.1.2 Placas divergentes 4

1.1.3 Placas que colidem 5

1.1.4 Placas deslizantes 5

2 Conceituação de um Terremoto 6

3 Origem dos Terremotos 7

4 Terremotos mais destrutivos da história 8

5 Escala Richter 9

6 Causa do movimento das placas tectônicas 9

7 Super Continentes 10

8 Maiores terremotos da terra 109 Comparativo dos impactos dos terremotos em diferentes países 11

10 CONCLUSÃO 12

Referências Bibliográficas 12




















INTRODUÇÃO





Neste trabalho vamos falar sobre os terremotos e as suas conseqüências, demonstrando as causas, os tipos de sismo e de placas tectônicas, evidenciando os maiores terremotos já ocorridos tanto em termos dedestruição quanto em intensidade, de acordo com as escalas de medição desses fenômenos. Pretendemos também sensibilizar as pessoas para os perigos desta catástrofe natural.

Discutiremos os impactos dos terremotos nos países ricos e pobres e abordaremos a importância dos estudos sobre esses fenômenos para todos os países do planeta terra.1 Conceituação Placas Tectônicas

São placas de rocha (a maioria é grande, mas há também algumas menores) as quais se movem em diferentes direções sobre o manto de magma abaixo da superfície da Terra. A maioria dos vulcões e das linhas de falhas da Terra se encontra nas extremidades das placas ou próximo a elas.


1.1 Tipos de placas


1.1.1 Placasconvergentes

Quando placas de sustentação dos oceanos se chocam com placas continentais, as placas oceânicas são empurradas para baixo e para dentro do manto, e geralmente os vulcões se localizam ao logo desses limites.

[pic]




1.1.2 Placas divergentes

À medida que as placas se separam, o magma sobe para fora do manto. Quando ele esfria, forma uma nova crosta. A cordilheira Meso-Atlântica seformou pela separação de placas.

[pic]






1.1.3 Placas que colidem

[pic]

Quando duas placas se chocam, a crosta enruga-se, formando montanhas elevadas, como os Alpes e o Himalaia.




1.1.4 Placas deslizantes

Quando duas placas deslizam próximas uma da outra, ocorre um grande atrito ao longo da linha de falha entre elas. Isso pode causar grandes terremotos.

[pic]2 Conceituação de um Terremoto



Um terremoto é um fenômeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de atividade vulcânica, ou por deslocamentos (migração) de gases no interior da Terra, principalmente metano. O movimento é causado pela liberação rápida de grandes quantidades de energia sob a forma de ondassísmicas, porém vibrações sentidas na superfície terrestre também podem ser resultado de tremores de Terra, produzidos por testes subterrâneos de bombas e pelo desmoronamento de minas.

Usualmente os terremotos devem-se a deslocamentos ao longo de falhas geológicas existentes entre as placas tectónicas que constituem a superfície terrestre. Estas movimentam-se entre si.





[pic]Terremoto ou sismo são tremores bruscos e passageiros que acontecem na superfície da Terra causados por choques subterrâneos de placas rochosas da crosta terrestre a 300m abaixo do solo. Outros motivos considerados são deslocamentos de gases (principalmente metano) e atividades vulcânicas. Existem dois tipos de sismos: Os de origem natural e os induzidos. 





3 Origem dos Terremotos...
tracking img