Terremotos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A palavra terremoto é usada para grandes eventos destrutivos, os menores geralmente são chamados de abalos ou tremores da terra, todos são resultados do mesmo processo geológico de acúmulo lento eliberação rápida de tensões.
O terremoto ou abalo sísmico ocorre devido à lenta movimentação das placas tectônicas (falhas geológicas):

Essa lenta movimentação das bordas conservativas oceânicas oucontinentais entre si ocasiona tensões que vão se acumulando em vários pontos, essas tensões ao atingirem o limite de resistência das rochas, causam uma ruptura, o movimento repentino entre os blocosde cada lado da ruptura gera vibrações que se propragam em todas as direções. O ponto onde se inicia a ruptura e a liberação das tensões acumuladas é chamado de hipocentro ou foco. Sua projeção nasuperfície e o epicentro, e a distancia do foco à superfície é a profundidade focal.

O terremoto pode ser grave ou não, dependendo de sua magnitude. Terremotos com magnitude < 2 são micro temoresna terra, não se sente, um de magnitude 4,0-4,9 gera um tremor notório de objetos no interior de habitações, ruídos de choque entre objetos.
Terremotos com escala entre 5,0 e 9,5 são notáveis.Terremoto de magnitude 6,7 atinge Filipinas, 06/02/2012

Em 12 de janeiro de 2010 um terremoto de magnitude 7,0 profundidade de 10 km, atingiu os países: Haiti; República Dominicana; Cuba; Jamaica eBahamas tendo como resultado 316 mil mortos, 350 mil feridos.
O sismo mais intenso já registrado atingiu o valor de 9,5, e ocorreu a 22 de maio de 1960 no Chile.


Portanto, nosso planeta Terratem uma estrutura geológica propícia para terremotos, às vezes de magnitude imperceptíveis, outrora avassaladores, mas é natural que estes aconteçam, por isso temos que estar preparados para lidar comterremotos, assim como o Japão, que investiu bem na educação, previsão meteorológica e engenharia civil;
Desde crianças os japoneses são treinados contra catástrofes.
Os japoneses transformaram a...
tracking img