Terremotos e tsunamis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Terremotos e Tsunamis
Hudson Claudio

Terremoto no Japão (2011) – análise de vídeos e imagens de explicações sobre a natureza dos terremotos

Um terremoto de 8,9 na escala Richter atingiu todo o Japão na manhã da sexta-feira 11 de março de 2011, sendo um dos maiores da história do país. O tremor principal teve epicentro a 130 quilômetros de Sendal, na ilha de Honshu, e com profundidade de24,4 quilômetros. O tremor ocasionou tsunamis com ondas de até 10 metros que devastou parte da costa norte do Japão, deixando muitos milhares de mortos e desaparecidos. ( Fonte de dados: Jornal Estadão <http://blogs.estadao.com.br/olhar-sobre-o-mundo/terremoto-no-japao/>)
Pensando o terremoto que ocorreu no Japão cabe a nós analisar o que vem a ser esses terremotos, sua força, como e por queocorrem os tremores, e também conhecer quais são os desastres e consequências que estes podem causar. Abaixo se encontra a análise de imagens e vídeos que tentam dar respostas a esses questionamentos.

* Análise do vídeo “Porque ocorrem abalos sísmicos?” Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=s8ZoMmxtpbc>

Esse vídeo explica a existência das placas tectônicas e teoria de quea Terra formava a antiga Pangéia, mostrando que atualmente são dividas em 6 grandes placas, sendo que estas podem se movimentar. É analisado as falhas entre as placas que provocam os abalos sísmicos, no vídeo se coloca duas placas presas por uma linha, com movimentos constantes dessas placas a linha que seria a resistência é quebrada ou vencida provocando os abalos, que sacodem a terra ao redor dofoco do terremoto, depois é mostrada imagens de rachaduras na superfície que comprovam o movimento da terra para os lados; após o grande terremoto podem ocorrer abalos secundários, muitas vezes de menor força, um exemplo é dado onde depois do primeiro abalo certa vez na Itália, as pessoas vão até a Catedral de Assis procurar por possíveis danos e são surpreendidos por um abalo secundário, asimagens mostram o teto da igreja caindo e uma grande nuvem de fumaça que invade o local, causando a morte de 4 pessoas. Também se explica que o foco do terremoto é onde se inicia ruptura da terra e o epicentro é a projeção desse foco na superfície terrestre. Por último mostra que os abalos sísmicos são medidos de 2 maneiras: pela magnitude e pela intensidade.
Enfim, o vídeo vem nos mostrar de ondese origina os terremotos e como estes são observados na superfície terrestre.

* Análise do vídeo: “Como ocorrem os terremotos.” Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=UDoOlvgv404>
Esse vídeo vai explicar como ocorre os terremotos, ele diz que   o manto derrete, o calor que sobe separa as placas no oceano e as empurra em direção a outras placas. A terra é formada por camadas: ahidrosfera,a atmosfera  e a litosfera. A litosfera é a camada mais rígida da terra e divide-se em partes menores chamadas placas tectônicas. Essas placas tectônicas se movimentam lentamente, gerando um processo contínuo de esforço e deformação nas grandes massas da rocha. Quando esse esforço supera o limite de resistência da rocha, faz com que ela se rompa liberando parte da energia acumulada queé liberada sob forma de ondas elásticas, chamadas de ondas sísmicas. Essas ondas podem se espalhar em todas as direções, fazendo a terra vibrar intensamente, ocasionando os terremotos. O terremoto é um alivio de tensão onde diminui a energia no interior da crosta e ai ocorre uma estabilidade, a energia das ondas que é justamente a propagação desta energia das placas tectônicas, e as ondas longasfaz com que elas se propaguem.

* Análise de Imagens

Imagem 1:

Disponível no site do Dicionário Catarinense.
A imagem vem analisar as ondas sísmicas provocadas pela ruptura, mostrando que estas se movem em todas as direções, à medida que a falha se move, explica também o que seria o foco no caso o ponto que ocorre o abalo e a liberação de energia, e que o epicentro é a projeção desse...
tracking img