Terremotos e matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Terremoto
Terremoto ou abalo sísmico é  um movimento brusco e repentino do terreno resultante de um falhamento. Portanto, a ruptura de uma rocha é o mecanismo pelo qual o terremoto é produzido. Essaruptura causa a liberação de uma grande quantidade de energia, a qual gera ondas elásticas que se propagam pela Terra em todas as direções.
As rochas comportam-se como corpos elásticos e podemacumular deformações quando submetidas a esforços de compressão ou de tração. Quando esse esforço excede o limite de resistência da rocha esta se rompe ao longo de um plano, novo ou pré-existente defratura, chamado falha.
Normalmente não é o deslocamento na fratura que causa maior estrago, mas sim as vibrações (ondas elásticas) que se propagam a partir da fratura. Na maior parte das vezes a fraturanem atinge a superfície, mas as vibrações podem ser fortes o suficiente para causar danos consideráveis.
As forças tectônicas que causam os sismos são devidas aos processos dinâmicos que ocorrem nointerior da Terra, principalmente os lentos movimentos de convecção no manto, responsáveis pela deriva dos continentes.
Escala de Richter
Também conhecida como escala de magnitude local (), atribui umnúmero único para quantificar o nível de energia liberada por um sismo. É uma escala logarítmica, de base 10, obtida calculando o logarítmo da amplitude horizontal combinada (amplitude sísmica) domaior deslocamento a partir do zero em um tipo particular de sismógrafo.
Princípio
É uma escala logarítmica: a magnitude de Richter corresponde ao logaritmo da medida da amplitude das ondassísmicas de tipo P e S a 100 km do epicentro.
A fórmula utilizada é ML = logA - logA0, onde:
A = amplitude máxima medida no sismógrafo
A0 = uma amplitude de referência.
Graduação
Na realidade, os sismos demagnitude 9 são excepcionais e os efeitos das magnitudes superiores não são aqui descritos.
A magnitude é única para cada sismo, enquanto a intensidade das ondas sísmicas diminui conforme a...
tracking img