Terraplanagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução à Terraplenagem

Desse tipo de empréstimo se dá quando não existem materiais adequados nas faixas laterais a cortes ou aterros para efetivação de empréstimoslaterais, ou quando esses últimos não proporcionam a retirada do volume total necessário. Os locais dos empréstimos concentrados ou localizados devem ser selecionados dentre aselevações do terreno naturais próximas ao aterro a que se destinará o material, devendo-se definir a área e forma de exploração de tal maneira que, após a escavação, se tenha umaaparência topográfica natural. As medidas minimizadoras dos impactos ambientais sugeridas para os empréstimos laterais aplicam-se, na totalidade, aos empréstimos concentrados.2.3.5 Aterros
Aterros
Constituem segmentos cuja implementação requer o depósito de materiais, para a composição do corpo estradal segundo os gabaritos de projeto. Osmateriais de aterro se originam dos cortes e dos empréstimos (Fig.2.4). As operações de aterro compreendem a descarga, o espalhamento, a correção da umidade (umedecimento ou aeração)e a compactação dos materiais escavados, para confecção do Corpo e da camada final.
Dos aterros propriamente ditos, bem como para substituição de volumes retirados nosrebaixamentos de plataforma em cortes ou nos terrenos de fundação dos próprios aterros.

Bota-foras
São os volumes de materiais que, por excesso ou por condições geotécnicasinsatisfatórias, são escavados nos cortes e destinados a depósitos em áreas externas à construção rodoviária, ou seja, são os volumes de materiais escavados nãoutilizáveis noterraplenagem. O local de depósito desses materiais deve ser criteriosamente definido a fim de nãocausar efeitos danosos às outras obras de construção e ao próprio meio-ambiente.
tracking img