Terra e poder na antiga mesopotamia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O objeto: A estrutura do poder nas sociedades da Antiga Mesopotâmia
Objetivo: Compreender e identificar as bases desse poder na ação direta das organizações palacianas e templárias sobre o solo e ocontrole do processo produtivo.
O texto se divide em duas partes, demonstrando sistemas de classificação e controle padronizados e formalizados, podendo ser entendido como sistemas de gerenciamento.Um deles é o sistema-ilkum, que concedia lotes de terra fértil ao servidor e o outro, sistema-biltum, ficando a terra sob o poder produtivo do palácio.
A riqueza e o poder no Oriente Próximo seoriginam da economia agrária e de sua articulação com a política de controle do solo e do que nele se produz. A terra é a base da hierarquia social e sua posse confere poder.
Os tipos de economiacoexistem nestas sociedades; de um lado uma de prestigio, tendo como característica a desigualdade e detenção de bens, e por outro a economia de subsistência, caracterizando-se pelos meios de produção que sãoapropriados socialmente e direcionados apenas para o sustento, não havendo exploração econômica.
O poder político efetiva-se com a propriedade e controle da terra e sua produção. O mando tribal,segundo a teoria de Veblen (1994), está associado a uma classe ociosa e seu consumo, sendo chefes e sacerdotes os controladores do excedente produzido, que geram as distinções em relação aos produtoresdiretos.
O exercício do poder na Mesopotâmia não pode ser compreendido de forma homogênea, observando-se apenas as disposições da riqueza, nem explicado a partir da teoria marxista ou da economiaclássica, pois abarca diversas especificidades em seu contexto.
Concluímos então que as várias fontes de mando e as várias formas de política trazem em si diversas matrizes de poder palaciano e templário.Os estudos históricos identificarão as transformações que ocorreram, utilizando-se de alternância de estratégias analíticas. Deste modo, o empirismo teórico permitirá a sua devida conceituação e...
tracking img