Terra papagalli

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (666 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Terra Papagalli faz o Brasil entender o caótico Brasil.
Misturando fatos históricos com saborosa ficção, os autores José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta narram, pela ótica de um degredadoque chega aqui com Cabral, a origem dos desmandos na Terra dos Papagaios
Agora mais do que nunca, com a chegada da efeméride dos 500 anos de descobrimento do Brasil pelos portugueses, pipocamlançamentos de publicações didáticas, romanceadas, juvenis, burlescas e até enfadonhas sobre o tema. Em meio a uma avalanche de livros que recontam a história do Brasil — recuperando episódios e períodosesquecidos ou personagens obscuros — está uma pérola: Terra Papagalli (editora Objetiva), escrito a quatro mãos pelos jornalistas e escritores José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta.
O livro foilançado bem antes do furor quinhentista marqueteiro — em 1997 — e narra as aventuras e desventuras de um degredado (condenado ao despacho para o Novo Mundo): Cosme Fernandes, mais conhecido nos trópicoscomo Bacharel de Cananoa.
Se você não faz idéia de quem seja esse homem, não se preocupe. Nem mesmo os autores sabem. Segundo os próprios, há pouquíssimos registros de sua vida no Brasil — na qual amaior proeza foi ter vendido, de uma só vez, 800 escravos índios. Como Cosme Fernandes "armazenava" e mantinha tantos homens? Para os padrões daqueles tempos, isso era se dar bem.
Mas a saga nãoteve mamata em quase nada. Ele chegou com uma mão na frente e outra atrás na "Terra dos Papagaios", esbaforido, inchado de tanto comer biscoitos podres, como passageiro (com bilhete só de vinda) de umadas 13 naus comandadas por Pedro Álvares Cabral. Com ele vieram outros degredados, condenados por crimes diversos. Entre os colegas estava alguém mais conhecido em aulas de história: João Ramalho.
Osautores contam que a idéia inicial do livro era narrar a vida de João Ramalho. No entanto, ao pesquisar sobre ele, encontraram o soturno Cosme Fernandes. "Trocamos de personagem porque Cosme dava...
tracking img