Teroria geral da administraçao - resumo capítulo - escola de relacoes humanas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Escola de Relações Humanas

Professores da Universidade de Raward na Western Eletronic na sua fábrica de equipamentos telefônicos a partir de 1927, iniciaram estudos no qual já haviam sido precedidos por outros e realizados por a Academia Nacional de Ciências a partir de 1924, na qual os testes seriam baseados na Iluminação no local de trabalho, para medir a influencia deste fator baseando–se nas orientações de Tylor, Gilbreth e seus sucessores.
Sendo que o homem era visto como unidade isolada cuja eficiência poderia ser estimada cientificamente, e sendo assim acreditava-se que essa influencia seriam influenciadas principalmente por 1- Movimentos dispendiosos e influentes na execução do trabalho, 2- Fadiga e 3- Deficiência no ambiente físico.
Os estudos de Hawthorne podem serdivididos em três fases, a primeira fase iniciou-se 1923 e foi orientada por membro do comitê de iluminação Industrial, que foi fundada pela General Eletronic Company sob a supervisão de Charles Snow, Snow conduziu estudos sobre os efeitos da intensidade de luz na produtividade, ele para isto usou dois grupos uma na qual a iluminação permaneceu constante e outo grupo na qual a iluminação teve aintensidade sempre aumentada.
O resultado foi o segundo grupo elevou-se, mais também houve aumento de produção do primeiro, o que nos mostra que a iluminação não era uma variável que afetava o trabalho das equipes. Mais como continuação da pesquisa foi reduzida a iluminação no grupo de teste e o resultado foi que não afetou a produção ao contrário continuava a aumentar. Concluiu-se que existia outrasvariáveis que não estavam sendo controladas e que exerciam influencia direta sobre a produtividade. Com estes dados o grupo de pesquisadores de Hawthorne iniciou novas pesquisas a procura de determinar novas variáveis. Estes resultados interpretados por um dos colegas de Charles Snow, Homer Hilbager, ficaram conhecido como efeito Hawthorne. O fato que os trabalhadores eram observados pelopesquisadores durante o seu trabalho e a comunicação com os mesmos os levou a considerar que havia mais interesse e preocupação por parte da direção com a melhoria e condições de trabalho e fez os trabalhar e produzir mais, independentemente da iluminação.
A segunda fase dos experimentos conduzidos no Relay Assembliy test Room em 1927 consistiam em escolher seis mulheres para trabalhar na linha de montagemde relés elétricos, em condições especiais, passaram a trabalhar em uma sala menor que a anterior, com iluminação mais intensa , com as condições de pagamento e na linha de montagem modificadas, e havia um supervisor-observador que também trabalhava na supervisão de tarefas, mais a mudança maior foi que elas poderiam conversar uma com as outras e conversarem entre si. Mais uma vez ficouconstatado que a possibilidade de interagir durante o trabalho teve grande influencia no resultado. A ultima fase da pesquisa começou em 1931 e ficou conhecida como experimentos do Bank Wiring Observation Room. Na época foi utilizada métodos de pesquisas sofisticadas , com foco na dinâmica de pequenos grupos. 14 homens foram selecionados para participarem para participaram na sala de estudos. Ospesquisadores interagiam menos com os trabalhadores, a produtividade não aumentou.
Na modificação no Sistema de equilíbrio entre empregados e empregadores, segundo Mary Parker Follett, existem três métodos de solução de conflitos industrial e das divergências entre grupos de trabalhadores e gerentes, são estes: O método da força, o método da barganha e o método da integração.
O Método da força, como jádiz o nome, usa-se a violência para obter resultados desejados. Envolve riscos e desgaste pode-se pagar caro. Já o método de barganha abrange a negociação política entre as partes, que tentam chegar a um acordo mútuo. Já o uso de integração envolve o uso de ferramentas administrativas que leva o individuo a se dedicar a organização e envolver-se com ela. Para Mary Follett, a melhor solução...
tracking img