Ternos pitagóricos: uma ferramenta pedagógica no ensino do teorema de pitágoras

1182 palavras 5 páginas
TERNOS PITAGÓRICOS: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS1

Georgiane Amorim PPGECNM/UFRN

Introdução Particularmente, em relação às funções que a história pode desempenhar em situações no ensino de Matemática, os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998), consideram várias, tais como o desenvolvimento de atitudes e valores mais favoráveis diante do conhecimento matemático, o resgate da própria identidade cultural, a compreensão das relações entre tecnologia e herança cultural, a constituição de um olhar mais crítico sobre os objetos matemáticos, a sugestão de abordagens diferenciadas e a compreensão de obstáculos encontrados pelos alunos. São vários os autores interessados pelo uso da História da Matemática como recurso pedagógico. Dentre eles podemos citar Fossa (2001), Mendes (2001), Miguel e Miorim (2004). No último, afirma-se que:

Muitos autores defendem a importância da história no processo de ensino-aprendizagem da matemática por considerar que isso possibilitaria a desmistificação da Matemática e o estímulo à não alienação do seu ensino. Os defensores desse ponto de vista acreditam que a forma lógica e emplumada através da qual o conteúdo matemático é normalmente exposto ao aluno, não reflete o modo como esse conhecimento foi historicamente produzido. Então, caberia à história estabelecer essa consonância desmistificando, portanto, os cursos regulares de Matemática, que transmitem a falsa impressão de que a Matemática é harmoniosa, de que está pronta e acabada, etc. (MIGUEL e MIORIM, 2005, p.52).

__________________ 1O mini curso faz parte de uma pesquisa em andamento, desenvolvida pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, da Universidade Federal do Rio grande do Norte, sob a orientação do Professor John A. Fossa, Phd.

Historicamente, o Teorema de Pitágoras é ligado aos ternos pitagóricos, assunto que foi

Relacionados