Termoterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2561 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Biotermologia e Termoterapia
Universidade Federal de Minas Gerais Belo Horizonte – Dezembro/2012
. Ondas Curtas Denominam-se ondas curtas às ondas eletromagnéticas geradas na frequência dos Megahertz, ou seja, na faixa dos milhões de ciclos por segundo. Embora, na medida em que aumente a frequência elas se tornem mais penetrantes, devemos levar em consideração fatores que as levam a seremmelhores absorvidas. Qualquer sistema receptor de ondas eletromagnéticas impõe uma série de dificuldades à absorção da mesma. A este conjunto de oposições dá-se o nome de impedância. Podemos definir impedância como as oposições oferecidas pela resistência, reatância capacitiva e reatância indutiva à passagem da corrente. Os materiais que se influenciam com facilidade em relação às ondaseletromagnéticas recebem o nome de ferromagnéticos. Exemplos são: ferro, aço e ligas metálicas especiais. Em oposição, os que apresentam certas “dificuldades” à influência das ondas eletromagnéticas são chamados de paramagnéticos. Exemplos destes são: alguns metais e ligas que podem ser imantados e logo depois perdem essa propriedade. E por fim, os materiais que não são influenciáveis pelas ondas eletromagnéticassão chamados de diamagnéticos. Exemplos: madeira, plástico, borracha, entre outros. Os efeitos fisiológicos obtidos através do método de ondas curtas são: aumento do fluxo sanguíneo, melhora nas inflamações, aumento da extensibilidade do tecido colagenoso profundo, diminuição da rigidez articular e alivio das dores e espasmos musculares. Já em relação aos vasos sanguíneos e linfáticos, autilização dessa técnica de ondas curtas favorece a circulação, em particular a arterial que sofre uma dilatação de outras formas. Através de alguns experimentos realizados, observou-se também uma eliminação em quantidade de linfa que aumenta a capacidade de reabsorção do tecido. Ao nível do sistema nervoso central, nota-se que as aplicações locais (na hipófise) podem influenciar a atividade desta glândula.A respeito do sistema nervoso periférico, nota-se que as fibras nervosas periféricas têm a sua velocidade e condução aumentadas em consequência do calor. No tecido muscular deve-se levar em consideração, que a aplicação das ondas em questão relaxam a musculatura, facilitam a transmissão nervosa e, através da vasodilatação, promove a captação da toxina no trabalho muscular.
A aplicação de ondascurtas tem, portanto, efeito anti-inflamatório, sedante, desintoxicante e cicatrizante. Existem diferentes técnicas de aplicação de ondas curtas. São elas: - Em série Os eletrodos são colocados um ao lado do outro. Cobre uma região muito extensa e, ao mesmo tempo, superficial. Exemplo: trapézio ou musculatura paravertebral. - Em paralelo:
Os eletrodos são dispostos um frente ao outro, de tal modoque o campo fique contido entre eles. Essa técnica irradia uma região pequena e profunda. Exemplo: quadríceps e músculos da região dos anexos ginecológicos.
Essa técnica de aplicação de ondas curtas não pode ser aplicada a qualquer indivíduo, ou seja, requer alguns cuidados. A contraindicação absoluta se dá na aplicação destas ondas em regiões do corpo que apresentam implantes metálicos, exemplo,marcapasso. No caso destes, eles podem ter seu funcionamento alterado, o que poderá causar a morte do paciente. Alguns cuidados extras devem ser tomados na aplicação das ondas curtas como o fato de não aplicar em áreas com implantes metálicos; não utilizar camas metálicas; envolver bem os eletrodos com toalha felpuda; não deixar os cabos dos eletrodos tocar a pele do paciente; conscientizar opaciente para que ele não mude de posição após a colocação dos eletrodos, porque a sintonia entre o paciente e o equipamento pode ser alterada interferindo no rendimento do tratamento Já a indicação se dá nos casos de contusões, entorses, hematoma, hemartrose, fraturas, mialgias, anquilose fibrosa, rigidez pós-gesso, atrofia muscular, artropatia degenerativa e pós-traumatismo. . Microondas...
tracking img