Termos tecnicos contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2061 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Termos Técnicos.
Ativo – É um termo básico utilizado para expressar o conjunto de bens, valores, créditos, direitos e assemelhados que forma o patrimônio de uma pessoa, singular ou coletiva, num determinado momento, avaliado pelos respectivos custos.
Endosso – É a transferência da propriedade de um título, que seu proprietário tem em mãos, para outra pessoa.
Duplicata - Duplicata éum título de crédito que existe quando há um contrato de compra e venda, ou de qualquer tipo de prestação de serviço. A duplicata corresponde a uma venda real ou a qualquer tipo de prestação de serviços, e qualquer duplicata que seja emitida por algum motivo que não sejam essas atividades é uma infração.
Liquidez - Refere-se à velocidade e facilidade com a qual um ativo pode ser convertido emcaixa, a liquidez possui duas dimensões: facilidade de conversão versus perda de valor. Qualquer ativo pode ser convertido em caixa rapidamente, desde que se reduza suficientemente o preço.
Fluxo de Caixa - Refere-se ao montante de caixa recebido e gasto por uma empresa durante um período de tempo definido, algumas vezes ligado a um projeto específico.
Capital Social - O capital social,financeiramente ou contabilmente conceituando, é a parcela do patrimônio líquido de uma empresa ou entidade oriunda de investimento na forma de ações ou quotas , efetuado na companhia pelos proprietários ou acionistas, o qual abrange não somente as parcelas entregues pelos acionistas, mas também os valores obtidos pela empresa e que, por decisão dos acionistas ou proprietários, são incorporados nocapital social.
Spread - refere-se à diferença entre o preço de compra e venda de uma ação, título ou transação monetária. Por exemplo, se comprarmos uma ação na bolsa de valores a 10 centavos e a vendermos a 1 real, temos um spread de 90 centavos. Grande parte do lucro obtido pelos corretores de títulos advém desta diferença.
Leasing - é um contrato através do qualaarrendadora ou locadora adquire um bem escolhido por seu cliente para, em seguida, alugá-lo a este último, por um prazo determinado. Ao término do contrato o arrendatário pode optar por renová-lo por mais um período, por devolver o bem arrendado à arrendadora ou dela adquirir o bem, pelo valor de mercado ou por um valor residual previamente definido no contrato.
Garantia Real - é onde o próprio devedor, ou alguém por ele,destina todo ou parte do seu patrimônio para assegurar o cumprimento da obrigação contraída.
Aporte de Capital – É quando a empresa esta com o caixa baixo e tem muitas despesas para cobrir, sendo assim o sócio injeta dinheiro na empresa para cobrir as mesmas.
Blue Chip - Blue Chip é um termo em inglês utilizado no jargão das Bolsas de Valores para designar as ações mais estáveis de maiorliquidez, mais seguras e de maior rentabilidade. São também chamadas de Ações de Primeira Linha, para diferenciá-las das Ações de Segunda Linha, que são ações de menor liquidez, de menor segurança e menos procuradas pelos investidores, Seu nome deve-se à cor azul das fichas de pôquer de maior valor do Cassino de Monte Cario.
Debêntures - é um título de crédito representativo de empréstimo que umacompanhia faz junto a terceiros e que assegura a seus detentores direito contra a emissora, nas condições constantes da escritura de emissão. Para emitir uma debênture uma empresa tem que ter uma escritura de emissão, onde estão descritos todos os direitos conferidos pelos títulos, suas garantias e demais cláusulas e condições da emissão e suas características.
Abertura de Capital - é oprocesso pelo qual a propriedade de uma empresa é transferida, total ou parcialmente, para um grande número de pessoas que desejam dela participar e que não mantêm, necessariamente, relações entre si ou com o grupo controlador. É o processo pelo qual uma empresa torna-se , disponibilizando ações na bolsa de valores.
Capital de Terceiros - Representam recursos originários de terceiros utilizados...
tracking img