Termos jornalisticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GANCHO (jornalismo) : O gancho é um jargão utilizado no jornalismo para determinar um assunto relevante e que esteja relacionado diretamente com a pauta. Fala-se emgancho quando há o interesse em ampliar o tema da matéria em si, mostrando outros pontos do assunto e ajudando a compor melhor o cenário apresentado. Cabe ao jornalistaencontrar os melhores ganchos com a realidade e o contexto, para assim ajudar na identificação do problema pelo leitor.
ICEBERG (jornal impresso): Texto que começa naprimeira página e prossegue em páginas internas
INFOGRAFIA ou INFOGRÁFICOS (jornalismo) são representações visuais de informação. Esses gráficos são usados onde a informaçãoprecisa ser explicada de forma mais dinâmica, como em mapas, jornalismo e manuais técnicos, educativos ou científicos. É um recurso muitas vezes complexo, podendo seutilizar da combinação de fotografia, desenho e texto.
Uma infografia deve conter, basicamente, título, texto, corpo e fonte. Deve, ainda responder às questões básicas deconstrução da notícia e conter elementos de uma narração.
JABACULÊ ou JABÁ (jornalismo) Dinheiro ou presente ao jornalista.
LIDE: Lide é um relato sobre o que há de maisimportante num acontecimento, segue a proposição completa = “sintagma nominal (sujeito) + sintagma verbal (predicado)+ sintagma circunstancial (circunstâncias).
Osintagma é um conjunto de elementos, o sintagma nominal é o “quem”; o sintagma verbal é o “que”; e o sintagma circunstancial são “como”, “quando”, “onde” e “porque”.
LEGENDA:Texto que identifica personagens e cenas na foto jornalística. Geralmente, tem uma linha. É bastante útil para contextualizar a foto trazendo informações adicionais a ela.
tracking img