TERMOS FUNCIONAIS E TÉCNICOS DA RELAÇÃO TERAPÊUTICA NA TERAPIA ANALÍTICO - COMPORTAMENTAL

2584 palavras 11 páginas
TERMOS FUNCIONAIS E TÉCNICOS DA RELAÇÃO TERAPÊUTICA NA TERAPIA ANALÍTICO - COMPORTAMENTAL

Katiúscia S. N. Pereira¹, Mirlaine I. G. Lima²
Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (UNILESTE-MG)

Resumo
O presente trabalho tem como intuito discorrer sobre a análise funcional na terapia comportamental e na analise do comportamento, focando suas relações com o modelo causal de seleção por consequências. Primeiramente, se estabelecerá, em termos conceituais, como funciona a analise funcional e a terapia comportamental, separadamente. Desta forma o presente artigo busca, já num segundo momento, falar de como esses funcionam na pratica terapêutica.
Palavras-chave: Análise funcional, Análise do comportamento, Terapia comportamental

Abstract The present work is aimed at discussing functional analysis in behavior therapy and behavioral analysis , focusing on its relations with the causal model of selection by consequences . First, it will establish , in conceptual terms , such as functional analysis and behavioral therapy works separately . Thus the present article , since later on, talking about how these work in therapeutic practice .

Keywords : Functional analysis , behavior analysis , behavioral therapy

Introdução
Para falar de analise funcional, no contexto terapêutico, faz se necessário à priori rever seu conceito e em seguida discutir sua utilização na pratica clinica. Para se propiciar o início da busca desse conceito, que se diverge entre os estudiosos, se propôs começar essa revisão pelo próprio Skiner que em um dos seus livros, mais recentes, Ciência e Comportamento Humano (1974), escreveu da seguinte forma:
As variáveis externas das quais o comportamento é função dão margem ao que pode ser chamado de análise causal ou funcional. Tentamos prever e controlar o comportamento de um organismo individual. Esta é a nossa "variável dependente" - o efeito para o qual procuramos a causa. Nossas "variáveis independentes" - as causas do

Relacionados