Termos de troca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
3. Demostre graficamente o impacto de um crescimento do Brasil viesado para exportações de minério de ferro.
A ilustração a seguir parte do pressuposto que o Brasil só exporta minério de ferro e, em contrapartida, importa todos os outros bens de que necessita, isso se faz necessário para que se possa entender as consequências de um crescimento viesado sem maiores dificuldades, por exemplo, casoutilizássemos um modelo mais complexo e mais próximo da realidade. Para isso, toda vez que se falar em “preço dos outros bens” estaremos nos referindo a um índice composto pelos preços dos bens que o Brasil importa, e não ao somatório deles. Assim, a curva de possibilidades de produção do Brasil ficaria da seguinte forma:

O Brasil produz, então, no ponto Q, que se localiza no local de tangenciaentre a fronteira de possibilidades de produção e a linha de isovalor, na qual sua inclinação é igual à razão entre os preços do minério de ferro e os preços dos outros bens. A economia brasileira, por sua vez, consome sobre o ponto C, o qual encontra-se na tangencia da linha de isovalor com a curva de indiferença, dadas as preferências de consumo dessa nação. Nesse arranjo o Brasil produz maisminério de ferro do que consome e, portanto, exporta essa diferença. Assim como, consome mais de outros bens do que produz e, portanto, importa essa diferença.
Supõe-se que o Brasil cresça viesado para exportações de minério de ferro. Nesse caso, uma nova fronteira de possibilidades de produção se estabeleceria, conforme a figura abaixo:

Essa nova configuração aponta que para, quaisquer preçosrelativos, houve um aumento na produção de minério de ferro e uma diminuição na produção de outros bens. As implicações de um crescimento viesado não se limitam, todavia, a aumentos ou diminuições na produção de um bem ou outro. Elas impactam, consequentemente, sobre a oferta relativa mundial e sobre o preço relativo mundial. Dessa forma, a partir do momento que o Brasil estivesse produzindo maisminério de ferro haveria um aumento na oferta mundial desse bem, conforme na figura abaixo:

Esse aumento fica explícito pelo deslocamento da oferta relativa mundial de minério de ferro de OR1 para OR2. Nesse novo ponto de equilíbrio (B) o preço relativo do minério de ferro encontra-se em nível inferior aquele estabelecido antes do crescimento viesado do Brasil. Pode-se dizer que houve uma piora nostermos de troca do Brasil em relação ao resto do mundo, tendo em vista que o preço relativo do minério de ferro, bem que o país exporta, diminuiu. Isto é, sinteticamente, o preço do bem exportado diminuiu em relação ao preço do bem(s) importado. Essa alteração impacta diretamente sobre o nível de bem estar e sobre as escolhas de consumo do Brasil. A figura abaixo apresenta isso:

O primeiro efeito deuma deterioração nos termos de troca do Brasil é a redução do bem-estar nacional. Isso se explica porque, agora, o país consegue importar menos de outros bens dada qualquer quantidade exportada de minério de ferro. Graficamente esse efeito, também chamado de efeito renda, é representado pela localização do bem-estar do país em uma curva de indiferença mais baixa que tangencia curva de isovalor,com inclinação determinada pela nova razão entre os preços do minério de ferro e o preço dos outros bens [Pmf/Pob(2)]. Esta última, por sua vez, tangencia a fronteira de possibilidades de produção no ponto B. O segundo efeito, ou efeito substituição, ocorre devido o pressuposto essencial da ciência econômica da existência de uma relação inversa entre preço e demanda. Isto é, a medida que o preço dominério de ferro aumentou, a economia preferirá consumir mais de outros bens relativamente ao minério de ferro.

4. Demonstre graficamente o impacto sobre os termos de troca do Brasil caso o resto do mundo cresça viesado para importações de soja
Para demostrar o impacto de um crescimento viesado do resto do mundo para importações de soja utilizar-se-á um modelo simplificado que pressupõe que...
tracking img