Termoresistência

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1238 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
2- OBJETIVO 02
3- INTRODUÇÃO 03
4- TERMORESISTÊNCIA 04
4.1- Princípio de Funcionamento 04
4.2- Construção e Materiais 05
4.3- Características estáticas 06
4.4- Gama de Medida 07
4.5- Calibração 07
4.6- Vantagens e Desvantagens 08
5- CONCLUSÃO 9
6- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 102. OBJETIVO
Apresentar o significado de uma termoresitência para medição em lugares que necessitam a sua utilização e também seu funcionamento, calibração e as vantagens que ele pode oferecer.


3. INTRODUÇÃO
A intençãodeste trabalho é oferecer, de maneira geral, um instrumento para o conhecimento sobre o termoresistor, e que o mesmo seja um guia para aqueles que estejam interessados em saber o seu funcionamento, local adequado para sua utilização e suas variabilidades.

Os termômetros de resistência são sensores de temperatura que operam baseados no princípio da variação da resistividade elétrica de um metal,em função da temperatura.

Termoresistência ou termômetro de resistência são sensores de alta precisão e excelente repetibilidade de leitura, desvio com uso e envelhecimento desprezíveis, além de alto sinal elétrico de saída.
.

4 - TERMORESISTÊNCIAS
As termoresistências, ou termômetros de resistência, são sensores de alta precisão e excelente repetibilidade de leitura. O seu funcionamentobaseia-se na variação da resistência elétrica de modo proporcional à temperatura do meio em que são colocadas. Se bem que a lei de variação da resistência de acordo com a temperatura pode ser aplicada a qualquer condutor elétrico, o elemento sensor na maioria dos casos é feito de platina e níquel e encapsulados em bulbos de cerâmica ou vidro.
As termoresistências, por apresentarem, excelentescaracterísticas tornaram-se um dos sensores de medição de temperatura mais utilizados numa ampla faixa de utilização em processos industriais e é também um dos principais sensores padrão em laboratórios de calibração.


4.1 Princípio de funcionamento
A termometria de resistência utiliza as relações características da resistência elétrica com a temperatura, por forma a efetuar medições detemperatura.

Para metais puros, esta relação poder ser expressa da seguinte forma:



• R0 - resistência à temperatura de referência (usualmente a temperatura do ponto de congelamento da água, 0ºC)
• Rt - resistência a temperatura t
• a - coeficiente de temperatura da resistência, W/W(ºC)
• b e c - coeficientes calculados com base em dois ou mais pontos onde se conhece o parresistência/temperatura.

Para ligas metálicas e semicondutores, a relação temperatura-resistência segue uma única equação, sendo esta dependente do material envolvido. Visto que a maior parte são construídos a partir de metais condutores, estes apresentam geralmente coeficientes de temperatura positivos, fazendo com que um aumento de temperatura resulte num aumento da resistência. Por sua vez, a maior parte dossemicondutores apresenta um coeficiente de temperatura da resistência negativo.

4.2 Construção e materiais
Na sua montagem convencional, o bulbo de resistência é montado numa bainha de aço inox totalmente preenchida com óxido de magnésio permitindo uma ótima condução térmica e protegendo o bulbo de qualquer impacto ou choques mecânicos. A interligação do bulbo é feita com fio de cobre ou, emmontagens especiais, com fios de prata ou níquel isolados entre si. Com este tipo de montagem a isolação é mínima entre os terminais do bulbo e a bainha.

Os termômetros de resistência são geralmente do tipo sonda de imersão, de forma a poderem ser introduzidos no meio cuja temperatura se pretende determinar. Uma forma típica de construir uma termoresistência consiste em revestir um pequeno...
tracking img