Termopares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6753 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 1

Introdução

O objetivo de se medir e controlar as diversas variáveis físicas em processos industriais é obter produtos de alta qualidade, com melhores condições de rendimento e segurança, a custos compatíveis com as necessidades do mercado consumidor.
Nos diversos segmentos de mercado, a monitoração da variável temperatura é fundamental para a obtenção do produto finalespecificado.Termometria significa "Medição de Temperatura". O termo termometria se refere ao estudo dos processos de medição de temperatura dos corpos, e neste ínterim é razoável descrevermos o termo termologia, que é o ramo da física que investiga os fenômenos relacionados especificamente com a energia térmica (capítulo2).
Eventualmente os termos pirometria e criometria, são também aplicados com omesmo significado, de medição de temperatura, porém, baseando-se na etimologia das palavras, podemos definir:

PIROMETRIA - Medição de altas temperaturas, na faixa onde os efeitos de radiação térmica passam a se manifestar.

CRIOMETRIA - Medição de baixas temperaturas, ou seja, aquelas próximas ao zero absoluto de temperatura.

TERMOMETRIA - Termo mais abrangente que incluiria tanto aPirometria, como a Criometria que seriam casos particulares de medição.
Capítulo 2

Temperatura, Calor e Energia Térmica.

Todas as substâncias são constituídas de pequenas partículas, as moléculas, que se encontram em contínuo movimento. Quanto mais rápido o movimento das moléculas mais quente se apresenta o corpo e quanto mais lento mais frio se apresenta o corpo.
Então se definetemperatura como o grau de agitação térmica destas moléculas.
Na prática a temperatura é representada em uma escala numérica, onde, quanto maior o seu valor, maior é a energia cinética média dos átomos do corpo em questão. Outros conceitos que se confundem às vezes com o de temperatura são:

 Energia Térmica
 Calor

Os átomos ou moléculas de um corpo qualquer, como já dito, estão empermanente agitação, também chamada de movimento térmico, a somatória das energias cinéticas de todos os seus átomos ou moléculas associadas a esse movimento, chama-se energia de agitação térmica do corpo ou simplesmente:
Energia Térmica.

Calor :é energia em trânsito ou a forma de energia que é transferida através da fronteira de um sistema em virtude da diferença de temperatura, ou seja, quepode ser transferida de um corpo quente para um corpo frio. Sabemos ainda, que os corpos trocam calor até que atinjam o equilíbrio térmico, momento em que a temperatura dos corpos envolvidos é a mesma.
Quem perde calor (no caso o corpo aquecido), o faz doando uma certa quantidade de energia que é a mesma quantidade que o corpo frio irá receber. A quantidade de massa (m) do corpo interferena quantidade de calor dada ou absorvida, por exemplo, exige-se menos energia para aquecer um copo d’água que para aquecer uma vasilha de água equivalente a dez copos. Da mesma maneira, a temperatura também influi na quantidade de calor (ΔT), ao esquentar um prato de comida, fazendo-o passar de 20 °C para 40 °C, necessitamos de menos energia do que para passá-lo de 20 °C para 60 °C, por fim, otipo de material (c) também influi na quantidade de calor que é recebida ou cedida por uma substância, ou seja, para esquentar 1g de água fazendo-a passar de 20 °C para 21 ºC é necessário dar a esse 1g, 1 caloria de energia, mas para que 1g de alumínio passe de 20 ºC para 21 ºC são necessários apenas 0,217 calorias de energia.
Tudo isto culmina em uma equação que é Q = m.c.ΔT, que deve ser usadasempre que houver variação de temperatura.
Mas as substâncias podem sofrer mudanças de estado físico. Para mudarem de estado também é necessária uma certa quantidade de calor que incide na massa da substância. Isto pode ser escrito matematicamente desta forma Q = m.L, em que
L se chama Calor Latente de Transformação, o qual depende da substância analisada e de seu estado físico.
Até o...
tracking img