termonmetos

652 palavras 3 páginas
A palavra termômetro origina-se do grego thermo que significa quente e metro que significa medida. Assim, termômetro é definido como o instrumento que mede temperatura.
A construção de um termômetro está baseada no uso de alguma grandeza física que depende da temperatura, como o volume de um gás mantido a pressão constante, o volume de um corpo e a resistência elétrica de condutores metálicos entre outras grandezas.
Para a medida da temperatura de um corpo com um termômetro, é preciso esperar o equilíbrio térmico, isto é, quando em contato com o corpo, precisamos esperar alguns minutos para que o termômetro e o corpo estejam a mesma temperatura, e assim, podemos medir seu valor.
Contudo, é preciso cuidar de escolher termômetros próprios para que se consiga atingir os objetivos, pois a massa do termômetro deve ser bem menor que a massa do objeto cuja temperatura que queremos medir, caso contrário o termômetro poderá alterar a temperatura do corpo, como por exemplo, um termômetro comum e uma gota de água.

Termômetro clínico:
É o mais comum de todos. É usado para indicar se uma pessoa está com febre ou não e funciona do seguinte modo: Dentro do tubo maior,
Há um tubo menor, e dentro deste há mercúrio, um tipo de metal. Sendo assim, de acordo com a temperatura do corpo o metal se expande e
Indica a temperatura do corpo através da escala termométrica, que aqui no Brasil é dada em graus Celsius.
Termômetro a álcool: É principalmente usado para medir a temperatura ambiente e da água pelo fato do ponto de fusão e de ebulição do álcool serem maiores de que do mercúrio, medindo temperaturas maiores e menores de que um termômetro clínico.
Termômetro de radiação:
Termômetros de radiação são utilizados para medir temperaturas à grandes distancias, sem estar em contato com o objeto. Eles podem medir a temperatura de qualquer objeto que emita radiação eletromagnética, seja na forma de luz visível ou infravermelho.
Termômetro digital:
Medem a temperatura

Relacionados