Termometros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (862 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Termômetro

A palavra termômetro origina-se do grego termo que significa quente e metro que significa medida. Assim, termômetro é definido como o instrumento que mede temperatura.
Aconstrução de um termômetro está baseada no uso de alguma grandeza física que depende da temperatura, como o volume de um gás mantido a pressão constante, o volume de um corpo e a resistência elétrica decondutores metálicos entre outras grandezas.
Para a medida da temperatura de um corpo com um termômetro, é preciso esperar o equilíbrio térmico, isto é, quando em contato com o corpo, precisamosesperar alguns minutos para que o termômetro e o corpo estejam a mesma temperatura, e assim, poder nos medir seu valor.

Tipos de termômetro
Clínico
É o tipo mais comum, é utilizado para medir atemperatura do corpo humano. Ele funciona por meio da dilatação de líquidos, principalmente o mercúrio. São capazes de medir temperaturas entre 34ºC a 43ºC, consideradas temperaturas críticas, pois atemperatura normal seria de 36ºC a 37ºC.
Esse termômetro apresenta um tubo capilar com um estrangulamento na base, junto ao bulbo, o que permite a passagem do mercúrio pelo tubo capilar e marca atemperatura e faz com que o mercúrio não volte à posição inicial, para que isso aconteça é necessário agitar o termômetro.
De cristal líquido
Também serve para medir a temperatura do corpo humano, mas,diferentemente do termômetro clínico, ele funciona com uma escala de cor, do cristal líquido que possui no interior, de acordo com a temperatura. No entanto, os especialistas dizem que não são muitoconfiáveis.
A álcool
Utiliza o mesmo principio que o termômetro clínico, o da dilatação de líquidos, e é mais utilizado em laboratório, pois é capaz de medir temperaturas entre -10ºC e 150ºC. Também éutilizado para medir a temperatura ambiente nas casas.
Alguns modelos desse termômetro possuem um corante vermelho, que o torna mais barato que o de mercúrio e menos prejudicial a saúde por não...
tracking img