Termometros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TERMÔMETROS
RESULTADOS E DISCUSSÃO

Nesta aula, conhecemos os vários tipos de termômetros e conhecemos as suas aplicações, principalmente na indústria de alimentos.
• TERMÔMETRO DE BULBOO termômetro de bulbo é o termômetro de vidro comum, contém um tipo de líquido, geralmente, mercúrio
Princípio de funcionamento:
Ele consiste basicamente de um tubo capilar (fino como cabelo) devidro, fechado a vácuo, e um bulbo (espécie de bolha arredondada) em uma extremidade contendo mercúrio. O mercúrio, e outros materiais, dilatam-se com o aumento da temperatura, devido a condutividadetérmica de cada líquido. Por ser extremamente sensível, ele aumenta de volume à menor variação de temperatura. O volume do mercúrio aquecido se expande no tubo capilar do termômetro. E essa expansão émedida pela variação do comprimento, numa escala graduada. É dessa forma, pela expansão do líquido, que observamos a variação da temperatura em geral.



Aplicação:

Pode ser empregado na maioriadas situações, tanto meio líquido, sólido ou gases, porém o único agravante é o fato de se ocorrer a quebrar pode contaminar o produto ou com o vidro ou com o vazamento do líquido, fazendo com quehaja a perda de um lote, por exemplo.

• TERMÔMETRO TIPO TERMOPAR

Princípio de funcionamento:

Este tipo de termômetro baseia-se na DDP gerada pelos dois metais existentes na extremidade, eatravés dessa diferença de potencial indica a temperatura no marcador eletrônico.


Termômetros metálicos baseiam-se no fenômeno da deformação termodinâmica, esse efeito acontece quando uma barra demetal é ligada a outra de coeficientes diferente, a corrente ao atravessar (ou ser aquecida por chama) irá aquecer o conjunto de forma desigual resultando diferentes dilatações, registrando assim aquantidade de corrente que atravessa a barra.Os mais usados e precisos termômetros desse tipo exploram a diferença de dilatabilidade entre materiais como latão e partes de carros, ferro e cobre, etc....
tracking img