Termologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE É TERMOLOGIA
Termologia é a parte da física que estuda o calor, ou seja, ela estuda as manifestações dos tipos de energia que de qualquer forma produzem variação de temperatura, aquecimentoou resfriamento, ou mesmo a mudança de estado físico da matéria, quando ela recebe ou perde calor. A termologia estuda de que forma esse calor pode ser trocado entre os corpos, bem como ascaracterísticas de cada processo de troca de calor, são essas as formas de transferências de calor: Convecção;Irradiação;Condução.

COMO FUNCIONAM OS TERMÔMETROS


O termômetro funciona com o princípio deequilíbrio térmico, ou seja, ao ser colocado em contato com um corpo ao passar do tempo ele atinge o equilíbrio térmico com corpo fazendo com que a substância termométrica se dilate ou contraia, quandoisso ocorrer ela indicará um valor. Mas para ter esse valor é necessário ter escalas numéricas no Capilar, para isto ocorrer os termômetros são feitos baseados em dois pontos de fácil marcação.DIFERENCIE ENERGIA TÉRMICA DE CALOR

A energia térmica é a energia associada a esta agitação térmica, e a temperatura é um valor numérico que a expressa.Quando um corpo é colocado próximo de outro comuma temperatura diferente, a energia térmica é transferida do corpo com temperatura maior para o de temperatura menor, até estes atingirem a mesma temperatura. Neste processo, a energia térmica emtrânsito é chamada de calor.

PORQUE OS TRILHOS DO METRÔ, AO CONTRÁRIO DOS TRILHOS DO TREM,NÃO TÊM FOLGAS PARA ACOMODAR A DILATAÇÃO DOS METRÔS?

Atualmente quase todas as linhas de metrô do mundosão construídas com trilhos longos, soldados continuamente, sem folgas. Antigamente, o espaço era necessário para permitir a dilatação do metal sob o calor. O que eliminou essa necessidade foram asmodernas molas de aço capazes de absorver a dilatação e a tensão provocadas pelo peso e pela aceleração do trem.
“Os trilhos com folgas para a dilatação exigem muito trabalho de manutenção e...
tracking img