Termologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1004 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro de Educação Básica Lydio De Brida
Nome: Isabella De Brida
Professora Selma Bonetti
Disciplina: Ciências



TERMOLOGIA

Urussanga, 19 de Novembro de 2009.

Sumario.

1.....................................................................Introdução.

2.....................................................................Energia e suas Diversas Formas.2......................................................................Formas de energia

3......................................................................Fontes renováveis e não renováveis.

4......................................................................Conclusão

Introdução.

Sabemos, pelo estudos da ciência que a Termologia é a parte da física que estuda as relações entreprocessos de transformação de energia e o comportamento dos lugares em que eles ocorrem.
Energia é a capacidade de realizar trabalho, todo corpo realiza trabalho quando a ele é dada uma energia.
As meios para obter energia são a mecânica, a vapor, a elétrica, a hidráulica, a atômica e a mais antiga que não é mais usada devido ao progresso, que é a energia animal.



1

Energia.

Quandoalguém empurra um objeto, está gastando a energia produzida por seus músculos, sem ela esse trabalho não poderia ser feito. Nenhum movimento, nenhuma transformação, nem a própria vida animal e vegetal seriam possíveis sem energia.

A energia existe sob várias formas: cinética, potencial, química, luz, som, calor e eletricidade.

» Cinética e Potencial: A energia potencial e cinética estão decerta maneira entrelaçadas. Um corpo que está em um local elevado, possui energia potencial, ao cair de lá transforma energia potencial em cinética com o corpo perdendo altura e ganhando velocidade.
Uma mola comprimida está com energia potencial, ao ser solta adquire energia cinética perdendo a potencial.
Ao se jogar uma bola de baixo para cima em um plano inclinado, vai diminuindo suavelocidade á medida que sobe, isto é, vai ganhando altura (energia potencial) e vai perdendo velocidade (energia cinética).

» Química: É uma forma de energia armazenada nas ligações químicas das substâncias. Em toda reação química, a quantidade de energia nos reagentes é diferente da quantidade de energia nos produtos. Devido a esta diferença, praticamente todas as reações químicas sãoacompanhadas de liberação ou absorção de energia. As reações em que há absorção de energia são chamadas endotérmicas e aquelas em que há liberação de energia são chamadas exotérmicas.

» Luz: É uma forma de energia que se propaga na forma de ondas eletromagnéticas. Só vemos os objetos quando eles emitem ou refletem luz, de forma que ela atinja nossos olhos. A maior fonte de energia, e a mais natural eeconômica é, sem dúvida o sol. Mas a necessidade de aumentar o número de horas úteis tem impulsionado o homem a desenvolver tipos de luzes artificiais.

» Som: Quando um corpo emite vibrações que são receptíveis ao aparelho auditivo, essas vibrações recebem o nome de som. Há dispositivos que emitem ruídos que não podemos ouvir por ultrapassagem nossa capacidade auditiva ou não chegarem até ela.Quando isto acontece recebem a denominação de ultra-sons ou infra-sons. Os cães muitas vezes ouvem coisas que nem sequer percebemos.

» Calor: Podemos afirmar que o calor é uma forma de energia que é transferida de um corpo para outro devido à diferença entre suas temperaturas. O termo Calor é usado para indicar a energia transferida de um corpo para outro.

» Eletricidade: A eletricidade éuma forma de energia que, embora seu conhecimento e seu domínio sejam relativamente recentes, se encontra em todas as facetas e atividades de qualquer sociedade desenvolvida. A utilização da eletricidade representou importante evolução nas soluções tecnológicas que dão resposta às necessidades da humanidade. Os sistema de iluminação constitui em um exemplo típico.


Formas de energia.

»...
tracking img