Termologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1886 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Terminologia Contábil Básica

Para facilitar o entendimento da sistemática de apuração de custos é necessário compreender o significado dos principais termos utilizados:


• Gasto: entende-se por gasto o compromisso financeiro assumido por uma empresa na aquisição de bens ou serviços. Podendo o gasto ser definido como gasto de investimento, quando o bem ou serviço for utilizado em váriosprocessos produtivos, e como gastos de consumo, quando o bem ou serviço for consumido no momento mesmo da produção ou do serviço que a empresa realizar. Dependendo da destinação do gasto de consumo, ele poderá converter-se em custo ou despesa.

• Desembolso: Pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço.

• Custo: São os gastos, não investimentos, necessários para fabricar os produtos daempresa. São os gastos efetuados pela empresa que farão nascer os seus produtos. Portanto, pode-se dizer que os custos são os gastos relacionados aos produtos, posteriormente ativados quando os produtos objeto desses gastos forem gerados. De modo geral são os gastos ligados à área industrial da empresa.

• Despesa: Bem ou serviço consumidos direta ou indiretamente para a obtenção de receitas.• Investimento: São todos os bens e direitos registrados no ativo das empresas para baixa em função de venda, amortização, consumo, desaparecimento, perecimento ou desvalorização. Assim , quando se comparam materiais, realiza-se um investimento em estoque. O consumo na fabricação de um produto ou na realização de um serviço gera um custo, assim como o consumo nas divisões administrativas ou devendas gera uma despesa. Do mesmo modo, a aquisição de uma máquina gera um investimento no imobilizado. Pela depreciação teremos um custo ou despesa.

• Perda: consumo de bens e serviços de forma anormal ou involuntária. Exemplos:Perdas com Incêndios, Gasto com Mão de Obra durante um Período de Greve, Estoque Obsoleto, etc.

• Desembolso: Pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço.Exemplificando, consideramos a compra de uma matéria-prima. A compra em si (a vista ou a prazo) é um gasto. Ao abastecer o estoque de matéria-prima, temos um investimento (pois o material ficará estocado até que seja requisitado para consumo, isto é, aplicado na produção de um bem). Ao requisita-lo do estoque e aplicá-lo na produção, temos a ocorrência do custo. Ao concluir o produto e estoca-lopara venda, temos novamente um investimento no estoque (estoque de produtos acabados). Para realizar a venda do produto, os gastos incorridos serão considerados despesas, como também os gastos incorridos na administração da empresa.

Assim, os custos são a parcela do gasto ligado à produção, como mão-de-obra da área fabril (a mão-de-obra compreende qualquer funcionário de uma empresa quetrabalhe no processo de fabricação ou em funções administrativas da divisão fabril. O custo da mão-de-obra corresponde à somatória dos gastos com salários e encargos sociais), matéria-prima (a matéria-prima compreende os materiais usados no processo de fabricação, transformados em produtos), aluguéis de prédios da fábrica, depreciação de máquinas e instalações fabris, energia elétrica consumida nafábrica, etc. Despesa é a parcela do gasto não ligado à produção, como mão-de-obra dos departamentos de administração e de vendas, comissões de vendedores, aluguéis de escritórios, depreciação de móveis e utensílios, manutenção e depreciação dos prédios administrativos, etc.




Quadro Resumo: Terminologia Contábil.

TERMO DEFINIÇÃO
DESEMBOLSO Pagamento resultante da aquisição de um bem ouserviço.
GASTO Compromisso financeiro assumido para aquisição de bens e serviços.
INVESTIMENTO Gasto com bem ou serviço registrados no ativo das empresas, em função de sua vida útil e da sua destinação.
CUSTO Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens e serviços, relacionados com a atividade de produção.
DESPESA Gasto com bens e serviços que não estejam relacionados...
tracking img