Termofixos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Polímeros termofixos também chamados de termoendurecíveis e termorrígidos. são rígidos e frágeis, uma vez prontos não mais fundem, o aquecimento do polímero acabado promove decomposiçãodo material antes de sua fusão, tornando sua reciclagem complicada e se torna inviável devido o seu elevado custo.
No dia-a-dia é facil a percepção de aplicações de materiais termofixos devido suagrande utilidade, exemplos são cabos de panelas já que não conduzem calor e resistem a elevadas temperaturas, capacetes, cadeiras e ventiladores: geralmente reforçados com fibras possuem excelentespropriedades elétricas e mecânicas. Além disso materiais termofixos oferecem um baixo custo, e por isso são muito utilizados.




DESENVOLVIMENTO
um esquema de classificação dos materiaispolimericos e feito de acordo com sua resposta mecanica a temperaturas elevadas, podem ser divididos em termoplásticos e termofixos.
Os termofíxos também chamados de termoendureciveis e termorígidossão formados por uma estrutura molecular onde os cordões estão ligados fisicamente, formando uma rede, presos entre si através de numerosas ligações primárias covalentes, essas ligações prendem ascadeias para resistir aos movimentos vibracionais e rotacionais da cadeia a temperaturas elevadas, não se movimentando com tanta liberdade como os terrmoplásticos, alguns desses termorrígidos formamligações cruzadas por aquecimento ou através de uma combinação de calor e pressão, já outros podem formar ligações cruzadas que ocorrem atraves de uma reação quimica a temperatura ambiente também conhecidascomo termoendureciveis curáveis a frio.
Muito embora as peças de termofixos curadas possam ser amaciadas por aquecimento, as ligações cruzadas covalentes impedem que se restaure o estado fluido queexistia antes da resina ter sido curada, onde não podem ser reaquecidos e refundidos se tornando inviavel a reciclagem devido ao alto custo do processo sendo que esse material é de baixo custo;...
tracking img