Termoexp Solubilidade Liquido Solido

2793 palavras 12 páginas
UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA

Isabelle Andresa oliveira da Nóbrega

Thalita Marreiro Delmiro

TERMODINÂMICA EXPERIMENTAL II
SISTEMAS TERNÁRIOS
ESTUDO DO EQUILÍBRIO SÓLIDO-LÍQUIDO DO SISTEMA FORMADO POR ÁGUA, NaCl, KCl

PROFESSOR: Dr. Carlson Pereira de Souza

Natal/RN
2014
Sumário
INTRODUÇÃO 3
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4
MATERIAIS UTILIZADOS 6
PROCEDIMENTO REALIZADO 7
DADOS OBTIDOS 8
ANÁLISE DOS DADOS 8
CONCLUSÃO: 18
REFERÊNCIAS 18

INTRODUÇÃO

O estudo de equilíbrio de fases é de grande importância no âmbito da Engenharia Química, pois conhecer e compreender os sistemas multifásicos são fundamentais para projetar e operar sistemas de separação. No caso do equilíbrio Sólido - líquido, pode-se aplicar a sua teoria em diversos processos como cristalização, evaporação e extração. A aplicação dos conceitos de equilíbrio sólido líquido na indústria permite, portanto construir sistemas de separação mais eficazes e com maior rentabilidade econômica.
Neste caso, conhecer as características de cada substância presente no sistema de interesse possibilita o dimensionamento e desenvolvimento de processos completos e máquinas responsáveis pelo processo de separação de fases. Tais dados podem ser obtidos através de modelos termodinâmicos e também através de dados experimentais nas condições de interesse.
A existência do equilíbrio de fases se dá quando os potenciais químicos das fases presentes são iguais, pois a energia livre de Gibbs é nula. Pode-se dizer também que as fugacidades em cada fase são as mesmas. Estes dados necessitam ser precisos e confiáveis para que possam ser empregados na elaboração, desenvolvimento e validação dos modelos propostos.
Atualmente, buscas por tecnologias inovadoras mais avançadas para a separação e purificação de sais vêm sendo desenvolvidas com o objetivo principal de permitir o

Relacionados