Termoeletricas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3469 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO – IFRJ

Anexo à Resolução CD nº ______

REGULAMENTO DO SEMINÁRIO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS TÍTULO I DO SEMINÁRIO DE ESTÁGIO
CAPÍTULO I DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS
Art.1. O Seminário de Estágio constitui-se em etapa integrante do Estágio Curricular Supervisionado dos cursostécnicos ministrados pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro, e a sua obrigatoriedade, para certificação do aluno, será definida no plano de curso de cada curso técnico.

Art. 2. O Seminário de Estágio tem como objetivos: I – validar o Estágio Curricular Supervisionado; II – avaliar a capacidade do aluno de efetuar, de forma profissional, relato escrito e oral das atividades realizadas no EstágioCurricular Supervisionado; III – incrementar a avaliação institucional através de dados de retro-alimentação, propiciando a adequação de currículos e programas às necessidades do mercado de trabalho e à preparação para o exercício profissional.

CAPÍTULO II DA DESIGNAÇÃO E DA ORGANIZAÇÃO
Art. 3. O Seminário de Estágio será designado obedecendo à seguinte ordem: I – algarismo romano indicando aordem cronológica no ano de realização; II – a expressão “SEMINÁRIO DE ESTÁGIO”, seguida de travessão; III – o nome do curso técnico em maiúsculas, seguido de barra invertida e a dezena referente ao ano de realização, seguida de travessão; IV – a sigla do Campus do IFRJ onde o aluno estuda. Art. 4. O Seminário de Estágio consiste da apresentação oral das atividades realizadas no estágio. Art. 5.O Relatório Técnico deverá ser redigido, sob a orientação do orientador pedagógico de estágio, de acordo com as Normas de Elaboração do Relatório Técnico de Estágio do IFRJ anexas a este Regulamento.

1

§ 1º. O Relatório Técnico deverá ser entregue ao professor orientador pedagógico de estágio que fará a correção, no prazo máximo de 15 (quinze) dias. § 2º. Após correção e aprovação doRelatório Técnico de Estágio, o aluno fará a inscrição no Seminário de Estágio, na CoIEE, entregando duas cópias do relatório. § 3º. Caso o professor orientador pedagógico de estágio ultrapasse o prazo estabelecido no parágrafo primeiro, o aluno deverá encaminhar-se à CoIEE para que sejam tomadas as providências cabíveis. Art. 6. A exposição oral, que deverá ocorrer conforme calendário escolar e consistedo relato, em linguagem técnica e com postura profissional, das atividades desenvolvidas no estágio. A exposição oral deverá obedecer às seguintes etapas: I – apresentação, de 15 a 20 minutos, das atividades realizadas no estágio; II – formulação de perguntas pelos avaliadores e pelos presentes, no tempo máximo de 10 minutos; III – respostas às perguntas formuladas, nesse mesmo período de tempo.Parágrafo único. A exposição oral poderá ser feita, preferencialmente, em sala de aula, nas turmas do curso técnico a que pertence o aluno.

Art, 7 Após apresentação oral das atividades de estágio o coordenador do curso técnico a que pertence o aluno, deverá encaminhar à CoIEE a relação de alunos aptos a receber o Diploma de Técnico. Os não aptos, ou faltosos, serão automaticamente inscritos emsessão imediatamente posterior. Parágrafo único. O resultado final do Seminário de Estágio será divulgado pela CoIEE até 7 (sete) dias após a sua realização e encaminhado à Secretária de Ensino Médio e Técnico.

Art. 8. Os avaliadores do Seminário de Estágio serão o professor orientador pedagógico de estágio ou seu substituto e outro professor convidado pelo coordenador de curso/áreaprofissional. Art. 9. As sessões do Seminário de Estágio são abertas à comunidade.

CAPÍTULO III DA INSCRIÇÃO E DA PARTICIPAÇÃO
Art. 10. A inscrição para participar do Seminário de Estágio deverá ser efetuada na Coordenação de Integração Escola-Empresa (CoIEE) no prazo de até 6 (seis) meses após o término do Estágio Curricular Supervisionado, em período estabelecido em calendário escolar. § 1º. Para...
tracking img