termoelericidade t

1694 palavras 7 páginas
Termoeletricidade

INTRODUÇÃO

Termeletricidade uma forma de energia alternativa que gera eletricidade a partir da ação direta do calor. A termeletricidade é produzida em usinas termeletricas. É uma instalação industrial usada para geração de energia elétrica/eletricidade a partir da energia liberada em forma de calor, normalmente por meio da combustão de algum tipo de combustível renovável ou não renovável. Outras formas de geração de eletricidade são energia solar, energia eólica ou hidrelétrica

Geralmente algum tipo de combustível fóssil como petróleo, gás natural ou carvão é queimado na câmara de combustão. O vapor movimenta as pás de uma turbina, cada turbina é conectada a um gerador que gera eletricidade.
DESENVOLVIMENTO

A energia térmica começou a ser utilizada em 1954, quando entrou em operação a Usina Termoelétrica de Piratiningas. Após uma década iniciou-se um lento processo de inauguração de novas usinas termelétricas.
A instalação de novas geradoras só ganhou força a partir de 1999, após o blecaute provocado pela redução contínua dos níveis de armazenamento de água nos reservatório, das hidrelétricas. O baixo índice pluviométrico nos anos de 1998 e 1997 e o processo de aumento do consumo de energia ampliam o risco de novas crises no setor, dependente em 90%da hidroeletricidade.
Em 2000, Ministério das Minas e Energia lançou o Programa Prioritário de Termeletricidade (PPT), com o objetivo de reduzir a dependência das condições hidrológicas desfavoráveis e diminuir a vulnerabilidade do sistema. O aumento do abastecimento de energia proporcionado pelas termelétricas evitaria o risco de racionamento no verão de 2001.
A previsão do PPT era de que fossem construídas 39 usinas termelétricas até 2003, com capacidade para produzir cerca de 15,6 mil MW. Cada usina seria resultados do consórcio de investimentos públicos e privado. Conforme o programado, em 2003, surgiram os primeiros resultado dos PPT, nos municípios do Rio de Janeiro e Macaí,

Relacionados