Termoelétrica biomassa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Termoelétrica Biomassa

VALDEMAR

ILHA SOLTEIRA – SP
OUTUBRO 2010

SUMARIO

Sumário
2 TERMOELÉTRICA 3
2.1 Definição 3
2.2 Funcionamento 3
2.3 Tipos de usinas termoelétrica 5
2.4 Vantagens e Desvantagens 5
2.4.1 Vantagens 5
2.4.2 Desvantagens 5
2.5 MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA 8
2.6 PANORAMA DA GERAÇÃO TERMICA 10
3 BIOMASSA 12
3.1 Definição 12
3.2 Disponibilidade de recursose consumo de biomassa 12
3.3 Tipos de biomassa 17
3.3.1 Biomassa sólida 17
3.3.2 Biocombustíveis gasosos 18
3.3.3 Biocombustíveis líquidos 18
3.4 Centrais térmicas a biomassa em operação no Brasil 20
4 CONCLUSÃO 21
5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 22

2 TERMOELÉTRICA

2.1 Definição
Instalação que produz energia elétrica a partir da queima de carvão, óleo combustível ou gás natural em umacaldeira projetada para esta finalidade específica.

2.2 Funcionamento
O funcionamento das centrais termelétricas é semelhante, independentemente do combustível utilizado. O combustível é armazenado em parques ou depósitos adjacentes, de onde é enviado para a usina, onde será queimado na caldeira. Esta gera vapor a partir da água que circula por uma extensa rede de tubos que revestem suasparedes. A função do vapor é movimentar as pás de uma turbina, cujo rotor gira juntamente com o eixo de um gerador que produz a energia elétrica.
Essa energia é transportada por linhas de alta tensão aos centros de consumo. O vapor é resfriado em um condensador e convertido outra vez em água, que volta aos tubos da caldeira, dando início a um novo ciclo.
A água em circulação que esfria o condensadorexpulsa o calor extraído da atmosfera pelas torres de refrigeração, grandes estruturas que identificam essas centrais. Parte do calor extraído passa para um rio próximo ou para o mar.
Para minimizar os efeitos contaminantes da combustão sobre as redondezas, a central dispõe de uma chaminé de grande altura (algumas chegam a 300 m) e de alguns precipitadores que retêm as cinzas e outros resíduosvoláteis da combustão. As cinzas são recuperadas para aproveitamento em processos de metalurgia e no campo da construção, onde são misturadas com o cimento.
A potência mecânica obtida pela passagem do vapor através da turbina - fazendo com que esta gire - e no gerador - que também giro acoplado mecanicamente à turbina - é que transforma a potência mecânica em potência elétrica.
A energia assimgerada é levada através de cabos ou barras condutoras, dos terminais do gerador até o transformador elevador, onde tem sua tensão elevada para adequada condução, através de linhas de transmissão, até os centros de consumo.
Daí, através de transformadores abaixadores, a energia tem sua tensão levada a níveis adequados para utilização pelos consumidores.
A descrição anterior refere-se às centraisclássicas, uma vez que existe, ainda que em fase de pesquisa, outra geração de termelétricas que melhorem o rendimento na combustão do carvão e diminuam o impacto sobre o meio ambiente: são as centrais de combustão de leito fluidificado. Nessas centrais, queima-se carvão sobre um leito de partículas inertes (por exemplo, de pedra calcária), através do qual se faz circular uma corrente de ar que melhoraa combustão.
Uma central nuclear também pode ser considerada uma central termelétrica, onde o combustível é um material radioativo que, em sua fissão, gera a energia necessária para seu funcionamento.

2.3 Tipos de usinas termoelétrica
Há vários tipos de usinas termelétricas, sendo que os processos de produção de energia são praticamente iguais, porém com combustíveis diferentes. Algunsexemplos são:
 Usina a óleo;
 Usina a carvão mineral;
 Usina a gás;
 Usina nuclear.

2.4 Vantagens e Desvantagens

2.4.1 Vantagens
As usinas termoelétricas têm como as principais vantagens, e que ela pode se construída próximo ou junto a seus locais de consumo. Caracterizando uma vantagem muito importante para grandes consumidores, que precisam alimentar grandes cargas, ou mesmo para...
tracking img