Termodinamica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1321 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

1 Lei Zero da Termodinâmica.............................................2

2 Primeira Lei da Termodinâmica.......................................3

3 Segunda Lei da Termodinâmica......................................5

4 Bibliografia........................................................................7

Lei Zero da Termodinâmica
Em uma linguagem menos formal, alei zero nos diz o seguinte: ´´Todo corpo possui uma propriedade chamada temperatura. Quando dois corpos estão em equilíbrio térmico, suas temperaturas são iguais e vice-versa´´.
Num sistema, quando encostamos dois corpos, o corpo com maior temperatura tende a ceder temperatura ao corpo de menor temperatura até que seja estabelecido o equilíbrio térmico, ou seja, até que a temperatura em ambos oscorpos sejam iguais.
Assim, quando medimos a temperatura de dois corpos separados fisicamente e estes apresentam mesma temperatura dizemos que estes se encontram em equilíbrio térmico. Essa prática é observada constantemente nos laboratórios quando deseja saber se dois líquidos possuem a mesma temperatura. Para isso não necessário misturarmos os líquidos e sim medirmos ambos usando os mesmosmétodos.
Chamada de lei zero da termodinâmica, recebeu o nome de zero pelo fato de possuir conceitos fundamentais para o estudo da primeira e segunda lei da termodinâmica que já haviam sido criadas
A seguir segue um experimento que expressa a Lei zero da termodinâmica:

Se dois corpos A e B estão separadamente em equilíbrio térmico com um terceiro corpo T, A e B estão em equilíbrio térmico entresi isto é a definição para a lei Zero.

Primeira Lei da Termodinâmica
Na primeira lei da termodinâmica é observado o princípio da conservação de energia. Um sistema possui uma propriedade denominada energia interna e pode ser calculada pela diferença entre o calor e o trabalho realizado pelo sistema ou pela diferença entre a energia interna final e a inicial de um sistema. Esta primeira leida termodinâmica, pode assumir duas formas na sua expressão matemática, a seguir segue as duas formas que ela pode assumir:
ΔEint = Eint,f- Eint,i = Q – W ( primeira lei) Ou
dEint = dQ – dW (primeira lei)
Onde Eint é a energia interna do material (temperatura, pressão e volume), Q é a energia trocada entre o sistema e o ambiente na forma de calor (Q é positivo se o sistema absorve calore negativo se o sistema libera calor) e W é o trabalho realizado pelo sistema(W é positivo se o sistema se expande contra uma força externa e negativo se o sistema se contrai sob o efeito de uma força externa). Q e W são grandezas dependentes da trajetória, ΔEint é independente da trajetória. A energia interna Eint de um sistema tende a aumentar, se acrescemos energia na forma de calor Q, e adiminuir, se removemos energia na forma de trabalho W realizado pelo sistema.
Alguns casos especiais da primeira Lei da Termodinâmica:
1. Processos adiabáticos. Um processo realizado de modo que o sistema não receba nem forneça calor é chamado adiabático. Em qualquer processo adiabático, Q = 0, ou seja, não ocorre troca de calor. Pode se realizar este processo, envolvendo o sistema com umacamada espessa de um isolante térmico ou realizando-o rapidamente. A transferência de calor é um processo relativamente lento, de modo que qualquer processo realizado de maneira suficientemente rápida é praticamente adiabático. Fazendo Q = 0 na primeira lei, obtemos:
ΔEint = - W

2. Processos a volume constante. Se o volume de um sistema ( como um gás) é mantidoconstante, o sistema não pode realizar trabalho. Fazendo W = 0 na primeira lei, temos:
ΔEint = Q
Assim se o sistema recebe calor (Q positivo) a energia interna do sistema aumenta. Se, por outro lado, o sistema cede calor (Q negativo) à energia interna diminui.
3. Processos cíclicos.Existem processos nos quais,após certas trocas de calor e de trabalho, o sistema volta ao estado inicial. Nesse...
tracking img