Termodinamica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 402 (100301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE UNIÃO DA VITÓRIA
ENGENHARIA INDUSTRIAL DA MADEIRA

TERMODINÂMICA

PATRIC SCHÜRHAUS
2007 © REVISÃO 0 www.hasten.eng.br

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE UNIÃO DA VITÓRIA

TERMODINÂMICA

Apresentação
A Termodinâmica é a primeira de três disciplinas que, juntas, formam o que costuma–se chamar de Engenharia de Sistemas Térmicos, ou Termociências. A Termodinâmica, aMecânica dos Fluidos e a Transferência de Calor estão intimamente ligadas e os conhecimentos destas ciências são úteis à solução de diversos problemas cotidianos, seja em âmbito industrial como doméstico.

Thermodynamics
Conservation of mass Conservation of energy Second law of thermodynamics Properties

TH

E

O RM

Thermal Systems Engineering Analysis directed to DesignOperations/Maintenance Marketing/Sales Costing

Heat Transfer
Conduction Convection Radiation Multiple Modes

HEAT

TRANSFE R

Fluid Mechanics
Fluid statics Conservation of momentum Mechanical energy equation Similitude and modeling

Neste curso de Engenharia Industrial da Madeira, a Transferência de Calor não possui uma cadeira exclusiva para o seu estudo, em virtude da especificidade do tema, que é deinteresse mais direto da Engenharia Mecânica, e da necessidade de ocupar a grade com outros assuntos mais intimamente ligados ao curso. Por esta razão, os principais tópicos de Transferência de Calor serão vistos diluídos nas disciplinas de Termodinâmica, Mecânica dos Fluidos e Propriedades e Produtos Energéticos da Madeira, onde tais conceitos serão importantes no estudo da combustão e conversão daenergia térmica em calor nos variados processos da indústria. No que tange, exclusivamente, à Termodinâmica, elaborou–se esta apostila com o intuíto de reunir os principais tópicos que serão abordados durante as 70 horas desta disciplina no curso. Desta maneira, esta obra não objetiva, em nenhum momento, substituir os livros texto acerca deste assunto, mas apenas apresentar o mesmo contéudocontido nestas obras, porém de forma mais resumida, organizada em concordância com a carga horária da cadeira. Basicamente, esta apostila reúne conteúdos dos dois livros texto indicados na bibliografia básica da disciplina, que são:
MORAN, Michael J.; SHAPIRO, Howard N.. Princípios de Termodinâmica para Engenharia. 4. ed. LTC: Rio de Janeiro, 2002. VAN WYLEN, G. J.; SONNTAG, R. E.; BORGNAKKE, C..Fundamentos da Termodinâmica Clássica. 4. Ed. Edgard Blücher: São Paulo, 1995

Eventualmente, são anexados conteúdos extraídos de outras obras ou autores, dependendo do contexto ou de aplicações específicas, que sejam de interesse direto do Curso de Engenharia Industrial da Madeira. Mas, ratifico que as principais fontes de informação continuam sendo os livros texto supracitados, bem como outroslivros e obras relacionadas na Bibliografia desta apostila.

Patric Schürhaus

FL U ID

S

1

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE UNIÃO DA VITÓRIA

TERMODINÂMICA

Uma diferença em relação às obras publicadas merece destaque nesta apostila, que é a quantidade de exercícios resolvidos. Procurou–se incluir, além de alguns exercícios propostos, o maior número possível de exercícios resolvidos. Nestes,a solução é desenvolvida acompanhada de comentários que objetivam permitir ao estudante um melhor entendimento dos procedimentos algébricos ou numéricos, bem como da obtenção de dados tabelados ou da consideração de certas hipóteses ou condições de contorno adotadas na solução, afim de proporcionar ao aluno mais subsídios para sua aprendizagem. Este recurso de fornecer ou aluno um grande númerode exercícios resolvidos objetiva apliar a carga horária de estudos na disciplina, permitindo ao aluno que amplie seu tempo de aprendizagem fora da sala de aula. Mas, convém ressaltar, que o êxito na aprendizagem só será atingido com a revisão dos exercícios resolvidos aliada à solução dos exercícios propostos. Os alunos que estiverem ineressados em aprofundar seu conhecimento em Termodinâmica...
tracking img