Termodin Mica Aplicada Central Termoelectrica

1415 palavras 6 páginas
Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Departamento de Engenharia Mecânica
Termodinâmica Aplicada

Docente: Eng. João Eduardo Monteiro Marques
Trabalho realizado por :

• André Pereira - A35517
• Alexandre Lambrou - A33485
• Fábio Gaspar - A33086
• Darren Yeullet - A33283
Semestre inverno - 12/13

Introdução:

Componentes pricipais da central termoelectrica: caldeira -> turbina -> Gerador

Geralmente todas as centrais a carvão, nucleares, geotérmicas, solares térmicas e de queima de biomassa e de resíduos são de aproveitamentos do tipo termoeléctrico.

Numa central termoelectrica, a caldeira de geração de vapor tem de produzir vapor com as pressões e temperaturas necessárias para abastecer a turbina mecânica que vai depois accionar o gerador.
Numa central há três tipos de rendimentos importantes a ter em conta para análise, o o rendimento da caldeira, rendimento do ciclo (ou rendimento térmico) e o rendimento da central. De 1 para 2 a água ainda no estado liquido, sofrerá uma compressão até (idealmente) atingir um valor próximo do estado de liquido saturado, na chegada á caldeira.
Na caldeira de 2 para 3 ocorre a queima de combustível e ar, sendo que a água bombeada para a caldeira, recebendo calor sensível, sofre um aumento de temperatura até á sua temperatura de saturação. Passando depois pela fase liquido-vapor recebendo calor latente.
Recebendo calor sensível até atingir á fase de vapor sobreaquecido.
De 3 para 4 o vapor sobreaquecido entra na turbina onde é expandido produzindo um trabalho mecânico que será em grande parte transformado em trabalho eléctrico e o restante será consumido pela bomba. A pressão e temperatura do vapor baixam durante este processo até ao estado 4.
Parte da potência mecânica obtida pela passagem do vapor através da turbina (fazendo com que esta gire) é transferida ao gerador , através de um eixo, acoplado mecanicamente à turbina - ocorrendo a conversão de energia mecânica em energia elétrica. A restante energia mecânica é

Relacionados