Termistorcooler

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do Projeto

Este projeto terá como finalidade mostrar o funcionamento de um circuito eletrônico que é capaz de interpretar a variação da temperatura sobre um componente eletrônico e de interagir diretamente com o hardware ligando ou desligando um dispositivo para resfriar este componente.

Neste caso, usaremos um termistor para agir como sensor de temperatura, e um cooler pararesfriamento do componente desejado. Além dos demais componentes que integrarão o circuito.


Objetivo

Desenvolver em laboratório, por meio de simulações em protoboard e testes com multímetro, um protótipo que demonstre o funcionamento pré-estipulado no resumo do projeto.


Justificativa

Com o avanço acelerado da tecnologia, computadores, ou mais precisamente, seus processadores dissipamsua potência devido ao calor gerado, e acabam perdendo seu rendimento e até mesmo prejudicando seu funcionamento e, inevitavelmente, diminuindo seu tempo de vida útil. Este fato está diretamente ligado à proporção exagerada em que o número de transistores que o integram vêm aumentando, chegando a centenas de milhões neste único componente.

Para sanar este ponto fraco, a técnica deresfriamento deste componente para mantê-lo em condição estável é primordial. Coolers (ou ventoinha), exaustores e dissipadores de calor são fundamentais para o processador manter seu desempenho. Claro que, não apenas o processador, mas outros componentes de menor importância também necessitam desta atenção.


Metodologia

O projeto será montado em laboratório em cima de um protoboard para simulações etestes.

Para medições de grandezas, será utilizado um multímetro.
A figura seguinte mostra o circuito eletrônico que tomamos para desenvolvimento:






Figura 1 – Circuito Eletrônico


Componentes que serão utilizados:

1 Termistor NTC
1 Trimpot 4k5Ω
1 Amplificador Operacional TL072
1 Transistor BD139
1 Transistor BC548
1 Cooler
8 Resistores:
R1 - 8k2Ω
R2 - 12kΩ
R3 -15kΩ
R4 - 10kΩ
R5 - 15kΩ
R6 - 1k2Ω
R7 - 3k3Ω
R8 - 1kΩ









Definições dos componentes do circuito:

Resistor

Um resistor é um dispositivo elétrico muito utilizado em eletrônica, ora com a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica (Ex: existentes em aparelhos como chuveiro, ferros de passar, aquecedores, etc.), ora com a finalidade de limitar a quantidadede corrente elétrica em um circuito, a partir do material empregado, que pode ser, por exemplo, carbono ou silício.

Resistores são componentes que têm por finalidade oferecer uma oposição à passagem de corrente elétrica, através de seu material. A essa oposição damos o nome de resistência elétrica, que possui como unidade ohm. Causam uma queda de tensão em alguma parte de um circuitoelétrico, porém jamais causam quedas de corrente elétrica. Isso significa que a corrente elétrica que entra em um terminal do resistor será exatamente a mesma que sai pelo outro terminal, porém há uma queda de tensão. Utilizando-se disso, é possível usar os resistores para controlar a corrente elétrica sobre os componentes desejados.

Simbologia:



Componente:



Termistor

São resistoressemicondutores sensíveis à temperatura e têm, de acordo com o seu tipo, um coeficiente resistência / temperatura negativo (NTC) ou positivo (PTC). Essa distinção entre o termistor PTC ( Positive Temperature Coefficient ) e o NTC ( Negative Temperature Coefficient) é caracterizada pelo material que é empregado em sua construção. Tais dispositivos são construídos a par tir de misturas de cerâmicas deóxidos semicondutores, tais como titanato de bário para os PTCs, e magnésio,
níquel, cobalto, cobre, ferro e titânio para os NTCs.

Tipicamente operando sobre uma escala de -200°C a + 1000°C, esses elementos são fornecidos nos formatos de bolha de vidro, de disco, de microplaquetas e de ponta de prova. Os NTCs devem ser escolhidos quando uma mudança contínua de resistência é requerida sobre...
tracking img