Terminologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4085 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TERMINOLOGIAS
Hillary C. Magalhães
TAC1N1

Taguatinga-DF, 14 de março de 2012
Anafilaxia - O termo Anafilaxia refere-se a uma reação alérgica potencialmente fatal, que ocorre após exposição a uma determinada substância já conhecida pelo organismo.
A anafilaxia pode acometer qualquer pessoa, mas é mais comum nos portadores de asma. As principais causas são medicamentos(antibióticos, relaxantes musculares, sedativos, etc.), picadas de insetos e alimentos (castanhas, amêndoas e frutos do mar).
Os sintomas mais comuns são urticária, inchaço no rosto e dificuldade para respirar.
O diagnóstico da Anafilaxia não é difícil de ser feito, pois os sintomas são bastante característicos. Havendo necessidade, o médico poderá solicitar alguns exames,como dosagem dos níveis sanguíneos de histamina.
O tratamento de urgência em geral consiste em uso de máscara de oxigênio e injeções de epinefrina, uma substância capaz de anular a reação alérgica.

Prefixo – Ana = Repetição, separação, inversão e para cima.
Radical – Filaxia = Defesa ativa do corpo contra infecção.

Anatomia – É a ciência que estuda macro emicroscopicamente, a construção e desenvolvimento dos seres organizados.

Prefixo – Ana = Repetição, separação, inversão e para cima.
Sufixo – Tomia = Corte

Atrofia - É uma forma de resposta adaptativa da célula a novas condições impostas pelo organismo. Ela consiste na redução do tamanho celular resultante da perda de proteínas e outros materiais celulares, a redução das células se refletetambém na redução do tecido ou órgão afetado. A função da atrofia é reduzir a demanda energética da célula, isto é particularmente útil em casos de isquemia ou privação de nutrientes por exemplo. As alterações atróficas podem causar lesão e morte celular, assim como podem também ativar o programa de suicídio celular, contudo, é importante ressaltar que uma célula atrófica não está morta. Este é umfenômeno que pode ocorrer de forma fisiológica como ocorre durante o desenvolvimento embrionário, no qual algumas estruturas sofrem involução ou de forma patológica causada por exemplo por uma lesão em determinado nervo motor.
Prefixo – A = Negação, afastamento de, não.
Sufixo – Trofia = Nutriente.

Colecistectomia - É a retirada cirúrgica da vesícula biliar. Apesar do desenvolvimentode técnicas não cirúrgicas, ela é o método mais comum de se tratar a colelitíase sintomática, embora existam outras razões pela qual a cirurgia deve ser feita. As opções cirúrgicas incluem o procedimento padrão, chamado de colecistectomia laparoscópica, e um método invasivo mais antigo, chamado de colecistectomia aberta.
A colecistectomia geralmente é indicada pela presençade cálculos dentro davesícula biliar causando colecistite aguda ou crônica, porém pode ser indicada também por colecistite alitiásica, por pólipos da vesícula biliar, por neoplasias, dismotilidade vesicular sintomática, como parte de outros procedimentos cirúrgicos, dentre outros.

Prefixo – Cole = Bile.
Radical – Cistectomia = Ablação de um cisto.

Colpite - A colpite é uma leve inflamação do colodo útero, que em algumas mulheres causa como sintoma um corrimento vaginal. Embora noutras, possa não gerar nenhum sintoma. Pode ser provocada por fungos ou bactérias, e é muito comum em mulheres que tenham uma vida sexual ativa. Especialmente nas que não usam camisinha em todas as relações sexuais.
Para identificar a colpite, são necessários exames como o papanicolau,preventivo, teste schiller ou colposcopia. O exame irá mostrar uma coloração avermelhada difusa no colo do útero, sugerindo a doença.
Para tratar a colpite indica-se a toma de medicamentos. Apesar de não ser uma situação grave, ela deve ser tratada o quanto antes para evitar o agravamento da lesão.
Prefixo – Colp = Indica relação com a vagina.
Sufixo – Ite = Inflamação.

Dacriocele...
tracking img