Terminologia sobre a pessoa que tem defciência

679 palavras 3 páginas
TERMINOLOGIA SOBRE A PESSOA QUE TEM DEFICIÊNCIA

Se você tivesse alguma deficiência física, intelectual, visual, auditiva ou múltipla, de que maneira gostaria de ser tratado? Às vezes, na tentativa de serem politicamente corretas, as pessoas acabam agindo da maneira menos correta possível. O uso de um vocabulário inadequado pode refletir preconceito e falta de conhecimento.

Mas existe uma terminologia adequada, decorrente de muitas pesquisas de nível mundial. São termos simples, que refletem a realidade de forma positiva e têm o apoio das pessoas com deficiência. OS TERMOS MAIS ADEQUADOS

Pessoa com deficiência
Termo presente na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da Organização das Nações Unidas (ONU), que o Brasil ratificou com valor de emenda constitucional em 2008.
Não diga pessoa portadora de deficiência ou portador de deficiência. A pessoa não porta, não carrega sua deficiência, ela tem deficiência e, antes de ter a deficiência, ela é uma pessoa como qualquer outra.

Pessoa com deficiência física
Substitui os termos deficiente físico, o deficiente, a deficiente. O termo deficiência física se refere à categoria dentro da qual existem muitos tipos (amputações, paralisias, paresias, baixa estatura, amputações, malformações congênitas etc.).

Pessoa com deficiência visual
O termo deficiência visual se refere à categoria dentro da qual existem os tipos cegueira e baixa visão (em variados graus).

Pessoa cega
Muitas pessoas cegas aceitam ser chamadas cegas. Evite dizer pessoa cega total ou pessoa com cegueira total ou cego total, pois são termos redundantes.

Pessoa com baixa visão Substitui o termo pessoa com visão subnormal.

Pessoa com deficiência auditiva
O termo deficiência auditiva se refere à categoria dentro da qual existem os tipos surdez e baixa audição (em variados graus).

Pessoa surda
Muitas pessoas surdas aceitam ser chamadas surdas. Evite dizer pessoa surda total ou pessoa com surdez total ou

Relacionados

  • Trabalho Confeiteiro
    18995 palavras | 76 páginas