Terminologia básica - redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

CAPITULO 4

REDES DE COMPUTADORES E INTERNET

[pic][pic]
O mundo num fio e num clicar de mouse!

O QUE É UMA REDE?

Uma rede é basicamente dois ou mais computadores interligados por um cabo, trocando informação e compartilhando recursos. As redes surgiram com a necessidade de os usuários de computador das empresas terem de compartilhar programas, equipamentos e bases de dados.Com uma rede é possível ter vários usuários utilizando uma única impressora compartilhada, ou mesmo um aparelho de fax, um modem ou unidades de disco.

Na parte de programas, por meio das redes, é possível vários usuários acessarem a mesma base de dados, trabalharem em grupo, participarem de uma agenda comunitária, ou mesmo trocarem mensagem de correio eletrônico.
[pic] [pic]TIPOS DE REDE

Do ponto de vista geográfico, as redes podem ser classificadas em dois grupos: LANs e WANs.

LAN é o acrônimo de Local Área Network (rede de curta distância, ou simplesmente rede local). Este tipo de rede está dentro de uma área limitada, como um andar de um prédio, um pequeno escritório ou uma indústria. Em uma mesma empresa, é possível ter várias LANs interligadas.
[pic]

AWide Área Network (WAN), Rede de área alargada ou Rede de longa distância, Rede geograficamente distribuída ou simplesmente Rede remota é uma rede de computadores que abrange uma grande área geograficamente separada (quilômetros de distância, como cidades, estados, países e continentes). As soluções para interligar as redes podem abranger serviços públicos de telecomunicações. Uma WAN podecompreender a união de duas ou mais LANs (separadas geograficamente).

A história da WAN começou em 1965 quando Lawrence Roberts e Tomas Merrill ligaram dois computadores, um em Massachussets e um na Califórnia, através de uma linha telefônica de baixa velocidade, criando a primeira rede de área alargada (WAN). A maior WAN que existe é a Internet.

Em geral, as redes geograficamente distribuídascontêm conjuntos de serviços, que formam sub-redes. Essas sub-redes têm a função de transportar os dados entre os computadores ou dispositivos de rede.
As WANs tornaram-se necessárias devido ao crescimento das empresas, onde as LANs não eram mais suficientes para atender a demanda de informações, pois era necessária uma forma de passar informação de um empresa para outra de forma rápido e eficiente. Aisurgindo as WANs, que conectam redes dentro de um vasta área geográfica, permitindo comunicação à grande distância.

[pic]

Do ponto de vista de acesso, as redes podem ser classificadas em dois tipos: ponto a ponto e cliente-servidor.

Rede tipo Ponto a Ponto
Nas redes do tipo ponto a ponto, todos os computadores possuem a mesma configuração e o mesmo software de rede. Nesse tipo de rede,qualquer computador pode compartilhar um recurso, como uma impressora ou uma unidade de CD-ROM, e não é necessário treinamento especializado para os administradores da rede, devido a sua fácil instalação e operação. Esse tipo de rede é aconselhável para pequenas organizações ou departamentos de grandes empresas. São exemplos de sistema operacional de rede ponto a ponto: Windows ME e LANtastic, oWindows 2000, e o Windows XP, que podem ser configurados para tal.
[pic]
[pic]

Rede tipo Cliente-Servidor
Nas redes do tipo cliente-servidor, existe um computador central (o servidor) em que todos os outros computadores (os clientes, ou estações) acessam os recursos que ele compartilhar. Nesse tipo de rede, os recursos são compartilhados apenas no servidor. O controle de acesso, acentralização dos recursos e a segurança são as principais características desse tipo de rede. É recomendado a grandes organizações. São exemplos de sistemas operacionais de rede cliente-servidor: Novell Netware, Windows NT, UNIX, Windows 2000 e Windows XP.

[pic]

[pic]

INTRANET
É uma rede interna utilizada em empresas – de pequeno e grande porte – que permite o acesso de seus...
tracking img