Terminais de consulta para copa 2014

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9178 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Treinamento de REDES Stocktotal Telecomunicações

Capítulos do curso

Capítulo 1: Introdução às redes
Capítulo 2: Cabeamento
Capítulo 3: Hardware de redes
Capítulo 4:
Capítulo 5: Noções sobre TCP/IP
Capítulo 6: Redes ponto-a-ponto
Capítulo 7: Redes cliente-servidor
Capítulo 8: Compartilhamento de conexão com a Internet
Capítulo 9: Redes sem fio Capítulo 10: Tópicos diversosProgramas

Capítulo 1

Conceitos básicos sobre redes
Topologias de rede
A topologia de uma rede é um diagrama que descreve como seus elementos estão conectados. Esses elementos são chamados de NÓS, e podem ser computadores, impressoras e outros equipamentos.
Seja qual for a topologia utilizada, é preciso que sempre exista um caminho através de cabos, ligando cada equipamento, a todos osdemais equipamentos da rede.
Resumo das principais topologias de rede, ou seja, vou resumir quais são as organizações estruturais envolvendo disposição das estações de trabalho, cabeamento e fluxo de dados, a saber:
Anel

A topologia em anel consiste em um circuito fechado, através de hosts ligados através de repetidores em fluxo unidirecional. Normalmente caso a ligação entre um host falhar arede tende a deixar de funcionar, pois quando a informação passar por lá não conseguirá prosseguir para os demais hosts.
Estrela

Existe um concentrador / comutador que é responsável por rotear as informações entre os nós. Os nós não são ligados diretamente entre si, mas sim ligados ao concentrador, por exemplo, um switch. Quando uma informação de um host A for entregue para um host B, essedado é enviado ao concentrador que se dedica a encaminhar a informação para a estação correta. Caso algum host deixe de funcionar a rede não fica totalmente comprometida, uma vez que quem gerencia a troca das informações é o dispositivo central. Normalmente o cabeamento usado é o cabo UTP.
Barramento

Todos os hosts são ligados a um barramento físico único, quando um host for enviar algumainformação no fluxo de dados, a rede fica “ocupada”, apenas um tem acesso para “escrever” o dado em um momento, caso outra estação tente fazer o mesmo paralelamente ocorre colisão e é necessário re-transmitir. O cabo é único, segmentado de forma que cada estação ao ser ligada é conectada em um cabo coaxial com um conector do tipo T, mantendo o cabeamento do barramento e a terceira “ponta” é ligada aohost.

Cabeamento

CABO E FIO
Em todo estetreinamento, quando utilizamos o termo cabeamento de rede, normalmente estamos nos referindo
a fios de cobre trançados ou blindados contidos em uma cobertura externa feita de plástico. No entanto, em muitos cabos, a cobertura envolverá tranças de plástico ou de fibra de vidro que conduzem luz da mesma forma que o cobre conduz eletricidade. Quando nosreferimos à palavra cabo, utilizamos o
significado mais genérico do termo: algo que conduz sinais entre nós da rede. Seremos específicos
quando nos referirmos aos diversos tipos de cabo, como os fios de pares trançados blindados e sem blindagem, os cabos coaxiais e os cabos de fibra ótica. Em geral, a palavra fio se refere a fios de cobre individuais contidos em uma cobertura formada por um cabo.· ACIMA DO CABO
Será mais fácil compreender o funcionamento das redes se você considerar cada elemento
hierarquicamente superior ao cabo como um processo. Cada elemento recebe os dados em uma extremidade. O objetivo do processamento é empacotar ou desempacotar os dados recebidos e enviados pelas conexões da rede.
Em qualquer modelo de operações de rede, como o mostrado na Figura 1.1, blocosalternados do diagrama dependem do cabeamento e se baseiam nele. O cabeamento -- às vezes chamado de meio de transmissão ou meio de rede nos círculos acadêmicos -- tem uma relação estreita, porém distinta, com os outros componentes operacionais da rede. Se quiser entender os detalhes e as alternativas dos elementos
da rede cujo nível hierárquico é superior ao do cabeamento,

Hardware de redes...
tracking img