termalismo e crenoterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (911 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Termalismo e crenoterapia

Termalismo
Compreende as diferentes maneiras de utilizar água mineral e a sua aplicação em tratamentos de saúde.

Historia
O uso de águas minerais em tratamentos desaúde é muito antigo, já na pré-história era utilizada para curar ferimentos ou aliviar as dores. Foi no Império Grego por volta de 450 a.c que Heródoto escreveu a primeira publicação cientificatermal.
Os romanos por sua vez conseguiram elevar as propriedades terapêuticas das águas, através das grandes conquistas do Império Romano. Depois das guerras, os soldados eram mergulhados em caldeirasimensas, para revigorar os corpos, tendo assim um efeito curativo e relaxante.
Thermas- eram edifícios próprios para banhos públicos na Roma antiga, normalmente dividida em salas como o frigidariumonde os banhos eram frios, tripadarium onde os banhos eram temperados e o caldarium banhos quentes e saunas.
Estes banhos além de revigorar e causar relaxamento também era utilizados para repouso edivertimento das famílias. Esse costume se estendeu por outros povos principalmente na Europa, onde as águas termais daquela época são utilizadas até hoje como a Vichy (França) muito conhecida nos diasatuais e Baden Baden (Alemanha).
O Termalismo chegou ao seu auge durante o século XIX, com a Revolução Industrial, onde com a construção das estradas de ferro possibilitou o acesso às instâncias. Masfoi somente no século XX, que o termalismo passou para sua fase clínica, com os estudos científicos e com controle das águas para análise química, seguindo até o fim da Segunda Guerra Mundial, ondecomeçou a utilização de remédios alopáticos, industriais e o uso de antibióticos e corticoides.

Termalismo no Brasil
O termalismo surgiu no Brasil por volta de 1722 onde foram descobertas asprimeiras fontes de águas quentes, no sertão goiano. Em 1813 surge a primeira estância mineral e, Santa Catarina, famosa até hoje por ter abrigado o Imperador D.Pedro II e sua esposa, e por isso recebeu o...