Term Metro De Insolv Ncia De Kanitz

565 palavras 3 páginas
Termômetro de Insolvência de Kanitz
O Termômetro de Insolvência de Kanitz é utilizado para prever a insolvência de empresas. É pioneiro no Brasil, tendo surgido na década de 70 e desenvolvido por Stephen Charles Kanitz, professor da Universidade de São Paulo. Iudícibus (1998, p. 129) faz menção que Kanitz construiu o termômetro de insolvência, mas não revelou a metodologia empregada para construí-lo.
As análises tradicionais são dispostas em grupos de indicadores que procuram avaliar as situações de liquidez, endividamento, rentabilidade, entre outros. Outras análises se compõem de modelos com capacidade preditiva, os quais são estruturados a partir de uma cesta de informações e ponderados de acordo com critérios estatísticos.
Desde então, diversos trabalhos foram desenvolvidos, através de ferramental estatístico e formulações matemáticas, para apresentar como Kanitz chegou até sua fórmula de insolvência.
Para Silva (2000, p.285), Stephen C. Kanitz foi pioneiro no uso da análise discriminante no Brasil e construiu o chamada termômetro da insolvência em 1978, seguindo uma linha semelhante a dos trabalhos de Altman. Em seu livro Como Prever Falências, Kanitz apresenta a fórmula de cálculo do fator de insolvências. Descreve-se a fórmula do fator de insolvência a seguir:

Fator Insolvência = 0,05 X1 + 1,65X2 + 3,55X3 – 1,06X4 – 0,33X5

Onde:
X1 = Lucro Líquido X 0,05
Patrimônio Líquido

X2 = Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo X 1,65 Passivo Circulante + Exigível a Longo Prazo X3 = Ativo Circulante – Estoques X 3,55 Passivo Circulante X4 = Ativo Circulante X 1,06 Passivo Circulante X5 = Passivo Circulante + Exigível a Longo Prazo X 0,33 Patrimônio Líquido

F I = X1 + X2 + X3 - X4 - X5

Para a análise de balanços, todas as fórmulas acima apresentadas são conhecidas, pois integram os índices de Retorno sobre o Patrimônio Líquido, Liquidez Geral, Liquidez Seca, Liquidez Corrente e Endividamento Total,

Relacionados