Teria adm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1817 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]








TRABALHO DE USINAGEM




NOME: HÉVERTON GAMA BASTOS
NOME: RODRIGO DUTRA DA SILVA
CURSO: ELETROMECÂNICA
TURNO: NOITE













Classificação das Fresas conforme a sua forma geometria



As fresas podem Fresas cilíndricas: possuem gumes serem cilíndricas cônicas ou de forma: Exclusivamente na sua periferia, usadas para o desbaste eacabamento de superfícies, produzem superfícies planas Paralelas ao eixo do mandril.


Fresas Cônicas: produzem superfícies angulares que não são paralelas nem perpendiculares ao seu eixo;


Fresas de Forma: são fresas com uma forma determinada para fazer um rasgo do tipo desejado, como as fresas de Módulo para dentes de engrenagens sulcos de machos, barras, etc. As fresas comuns têm osdentes fresados, enquanto as de perfil constante têm os dentes detalonados.

Classificação das fresas conforme o seu emprego



As fresas se classificam conforme o seu emprego da seguinte maneira:


Fresas Cilíndrica para Aplainar: estas fresas têm os dentes dispostos na superfície cilíndrica externa e as Superfícies frontais são planas e paralelas;


FresasCilíndricas frontais: as fresas cilíndrico-frontais foram criadas para favorecer o desbaste em virtude dos Dentes frontais serem estreitos. São construídas com dentes retos e helicoidais;


Fresas de Disco: têm esse nome em virtude da pequena espessura em relação ao seu diâmetro. Podem ser de dois Ou três cortes.


As de dois cortes têm os dentes em uma só face e na circunferência. Servempara o acoplamento com as fresas cilíndricas ou de forma, constituindo um grupo cortante. Essas fresas conjugadas no mandril e separadas convenientemente servem para usinar várias superfícies ao mesmo tempo.
As fresas de três cortes têm dentes na circunferência e nas duas faces. Estas fresas servem para múltiplos trabalhos.


Fresas de Haste: quando o diâmetro da fresa é muito pequeno,esta possui uma haste paralela ou cônica. Pode ser de haste cilíndrica com hélice e corte à esquerda ou haste cônica, hélice e corte à esquerda.
São ferramentas empregadas para grandes velocidades e isso é possível graças ao grande número de dentes e sua boa distribuição periférica que além do corte favorecem a saída do cavaco.


Fresas para fazer canais e rasgos de chavetas: para aexecução de canais e rasgos de chavetas empregam-se tipos especiais de fresas, que devem reproduzir o contorno da seção do canal ou do rasgo de chaveta que se deseja obter. Servem para trabalhar tanto lateralmente como de topo.


Fresas em forma de disco: serras circulares usadas para corte de peças e fresamento de ranhuras estreitas.


Fresas Angulares: são fresas geralmente destinadas àfabricação de outras ferramentas, visto que servem mais para abrir canais, dentes etc, e não para o trabalho em superfícies planas e extensas. A disposição e as características dos dentes são semelhantes aos das outras fresas já mostradas anteriormente. Podem ser com dentes normais, de dentes retos de alto rendimento e para metais macios com dentes inclinados.
As fresas angulares podem serclassificadas também em dois grupos: fresas de duas inclinações e fresas de duas arestas cortantes assimétricas. As de dupla conicidade permitem a execução de sulcos helicoidais.


Fresas Curvas: são fresas empregadas para usinagem de entalhes. Em virtude da dificuldade de afiação dessas ferramentas resulta a necessidade de se limitar o uso das mesmas. Os tipos mais simples são empregadosprincipalmente na fabricação de peças em série e de ferramentas para trabalhos mecânicos.


Fresas de lâmina ou de dentes postiços: as fresas com lâminas são ferramentas constituídas de um corpo maciço, uma série de lâminas cortantes colocadas convenientemente, e trocadas quando gastas pelo uso. Com este sistema resolve-se o problema da construção de fresas de grandes dimensões. A possibilidade...
tracking img