Teresa amabile

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1532 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Neville Brody é um designer de renome internacional, tipografo, director de arte, estratega de marca e consultor. É um designer que se atreve a desafiar as convenções do design gráfico, tendo assim trabalhos únicos e revolucionários.
Em 1975, entrou para a Hornsey College of Art, , em 1976, frequentou um curso de desenho gráfico no London College of Printing, contudo, Brody sentiu-se limitadoe desistiu, optou então por se lançar na área do desenho gráfico. Ao recordar as suas ambições iniciais, afirmou que "sentiu que no interior da comunicação de massas, o aspecto humano foi completamente posto de parte. Quis compreender as imagens diárias que o rodeavam naquela altura e o processo de manipulação, particularmente, no interior da arte publicitária. Ao entender os mecanismos a umnível básico, esperava produzir o efeito contrário ao interiorizá-las na mente humana."
Foi nas editoras independentes Stiff e Fetish que desenvolveu os seus primeiros trabalhos, capas de discos, influenciados pelo Construtivismo Russo e pela escola holandesa de De Stijl. Em 1979 Neville fez o design das capas dos discos de Cabaret Voltaire em que aproximava o filme e vídeo à música experimental,definindo a imagem da música punk independente. Foi então que a partir daqui Neville faz da tipografia uma vasta área de experimentação.
Teve as suas primeiras inspirações no movimento punk que tinha como slogans “we don’t care” e “do it yourself” o que determinou uma linguagem gráfica única, onde explora a experimentação tipográfica utilizando recursos do computador. Valoriza a estética do textoonde a maior parte das suas criações é deliberadamente ambígua, rejeitava a comercialização do seu estilo. Apontou tendências e transformou as convenções tradicionais em design gráfico. “Se o dadaísmo foi contra a arte, o punk foi contra o design.”
Em 1981 torna-se director de arte da Fetish onde criou e desenvolveu o grafismo para várias bandas e músicos como Defunkt, Level 42, Depeche Modee James Brown.
É nos anos 80 através do design editorial na Lifestyle Magazine que atinge notoriedade mundial tendo admiradores e sendo plagiado por todo o mundo, com layouts muito inovadores e surpreendentes, agressivos, novos typefaces criadas unicamente para a revista. Cria exclusivamente para a The Face, revista que se torna um mostruário da sua criatividade, uma família tipográfica,Typeface, posteriormente, com ajuda digital este torna-se também um type designer de renome mundial. Nenhum outro designer teve uma influencia tão forte no desenho editorial dos anos 80 como Neville Brody. Nos anos 80 e 90, foi Brody quem melhor impôs o seu cunho criativo nas revistas editadas no Reino Unido, na Alemanha, na Itália e na França. Foi um dos primeiros designers a virar-se para o DesktopPublishing, com a Apple Macintosh.
Entre 1987 e 1990 é convidado para director artístico da revista Arena , o oposto do seu estilo é lá que irá experimentar uma linguagem mais neutra e realista.
Em 1987 Neville cria a sua própria revista chamada The Fuse que se foca na tipografia digital, é aqui que o artista vai fazer várias experimentações de novas tipografias , estilos e linguagens. É aquique este vê o seu estilo definitivamente reconhecido, um estilo que consiste na confirmação e evolução de tradições tipográficas.
O seu trabalho é por vezes, ambíguo, no entanto é algo que o artista faz deliberadamente, pois sente que deve agir como um catalisador para o pensamento e questões. O seu objectivo (em muitas das suas obras) é deixar as pessoas “fixadas”, a olhar para estas, de modoa que cada um de nós possa tirar as suas próprias conclusões e posteriormente formar a sua opinião acerca destas. Neville defende que não é o quão inteligente a pessoa é com a mais recente das tecnologias, mas o que importa é a mensagem que estamos a transmitir. A pergunta que ele faz é como nós queremos que a pessoa se sinta em relação ao nosso trabalho? A comunicação visual é um produto em...
tracking img