Tercerização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3106 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
| 29 de novembro de 2001 A vez do outsourcing

Terceirizar a área de TI é a opção de muitas empresas. Saiba mais sobre essa tendência do mercado e confira vantagens e desvantagens de trabalhar como terceirizado

Por Marcela Britto

Com certeza você já ouviu falar em outsourcing, não é? Muito em moda hoje em dia, essa palavra aparentemente complicada tem sido usada no mercado como sinônimode terceirização. Ou seja: uma companhia está praticando o outsourcing quando contrata profissionais de empresas prestadoras de serviços, em caráter temporário.

A terceirização não é algo novo no mercado. Há anos ocorre em várias áreas das empresas e de uns tempos pra cá vem atingindo também o setor de TI das corporações.

- Existe atualmente uma forte tendência das empresas a terceirizartudo o que não se refere ao seu core-business, e isso muitas vezes inclui o setor de tecnologia. Toda a parte operacional das empresas está sendo feita por pessoas de fora das companhias, enquanto as empresas concentram a parte de negócios, os setores estratégicos – confirma a consultora da Foco RH, Renata Schmidt.

Área estratégica

O diretor-presidente da Impacta Tecnologia, Célio Antunes,afirma que a terceirização é estimulada pela crescente competitividade do mercado, o que exige que as empresas tenham um foco de negócio muito bem definido. Mas ele alerta que as empresas ainda são um pouco resistentes à terceirização do setor de tecnologia por receio de perder o controle sobre a segurança de informações estratégicas.

- Este medo está sendo quebrado aos poucos, pois a área detecnologia está se tornando muito complexa e saber acompanhar as novas tecnologias e aplicá-las corretamente, com segurança, é muito caro para as empresas. Por isso estamos vendo hoje a terceirização de setores como desenvolvimento de sistemas, helpdesk, suporte técnico, treinamento, entre outras – analisa Antunes.

Relação custo-benefício

A gerente de Recursos Humanos e Outsourcing daconsultoria Nova Base, Dáurea Soldado, concorda que a redução de custos é um fator que tem impulsionado a terceirização. A Nova Base é uma prestadora de serviços na área de TI e, segundo a gerente de RH, companhias de telecomunicações e bancos são os recordistas na terceirização do setor de TI. Já as indústrias são mais contidas nesse sentido.

Para Renata Schmidt, da Foco RH, optar pelooutsourcing é realmente vantajoso para as corporações, pois dessa forma as empresas não sobrecarregam seus quadros de funcionários e reduzem as despesas com o pessoal efetivo.

Mas Célio Antunes observa que, algumas vezes, as despesas com profissionais terceirizados podem ser maiores do que os custos com funcionários efetivos, pois as consultorias costumam ser altamente especializadas e cobram caro pelaprestação de serviços. Ainda assim, na opinião de Antunes, terceirizar a área de TI é vantajoso para as empresas.

- As empresas ganham no cumprimento de prazos e na rapidez na implementação de soluções para o seu negócio, entre outras coisas. O custo para terceirizar pode até ser maior, mas o retorno estará no aumento da produtividade e no número maior de clientes, que na realidade teráreflexos financeiros positivos para a empresa – argumenta o diretor da Impacta Tecnologia. |

Pág.: 2>>Adeptos da terceirização
Pág.: 3>>Direitos trabalhistas Vantagens da terceirização na área de TI
|

Outsourcing de serviços de TI é uma opção de gestão para empresas de vários portes. A ação funciona quando apoiada em contratos muito bem delimitados e maduros. A área detecnologia vive em constantes mudanças devido ao grande volume de informações e tecnologias diferentes no mercado. Nenhum profissional de informática consegue ser especialista em todas as áreas de TI.

Por isso, apesar de conhecer um pouco de várias tecnologias, a maioria dos profissionais conseguiria se especializar em poucas ou somente uma destas tecnologias. Quando uma empresa contrata ou monta uma...
tracking img