Terceiro setor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O TERCEIRO SETOR:
Prof. Me Marcilio Farias da Silva¹
Angélica de Almeida Silva
Camila Pinto de Souza
Darci domingos da Silva JuniorDaniele Eugênia Nunes Ferreira
Marino da Silva²

RESUMO
O Objetivo deste artigoé mostrar a importância do Terceiro Setor para a sociedade como um agente de transformação, organização e articulação da sociedade pela base, fortalecendo a sociedade civil e os setores populares (público) através de trabalhos voluntario de pessoas que se associam e realizam esforços em diversos segmentos da sociedade, gerando bens e serviços caracterizados como ações que beneficiam a dignidadehumana, ajudam a cuidar de diferentes classes de carentes na sociedade: idosos, meninos de rua, drogados, alcoólatras, órfãos e mães solteiras; educar jovens, velhos e adultos, enfim, atuam em segmentos em que se observa a ausência ou a fraqueza do estado.

Palavras chaves: Terceiro Setor. Agente de transformação. Articulação da sociedade.

ABSTRACT
The objective of this article is to show theimportance of the Third Sector to society as an agent of transformation, organization and articulation of society by the base, strengthening civil society and the popular sectors (public), through volunteer work of people who join and make efforts in various segments of society, generating goods and services characterized as actions that benefit human dignity, help care for different classes ofneedy in society: the elderly, street children, drug addicts, alcoholics, orphans and single mothers, educating young people, older adults and, finally, operate in segments where there is the absence or weakness of the state.
Keywords: Third Sector. Processing agent. Articulation of society.
-------------------------------------------------

-------------------------------------------------¹Coordenador
² Graduandos do Segundo Semestre de Gestão empresarial
1. Introdução

A presente pesquisa aborda o terceiro setor como uma organização de pessoas que procuram realizar esforços comunitários, com o objetivo de gerar serviços e bens de caráter público que favoreçam a dignidade humana.
Esta pesquisa tem por objetivo mostrar a importância do Terceiro Setor como um Agente deTransformação, tendo em vista as necessidades da sociedade civil, frente ao descaso do Estado que deixa de cumprir seu papel em áreas que se fazem necessário. Nesse sentido, a atuação do setor privado se torna essencial.
O tema dessa pesquisa se apresenta relevante pelo grande benefício prestado à sociedade pelo terceiro setor, sejam através das fundações, filantropias, ONGs, entidades beneficentes, fundoscomunitários, entidades sem fins lucrativos e empresas com responsabilidade social.
Embora na maioria das vezes estes trabalhos prestados não sejam divulgados, devido à maioria ser feito por voluntários, pessoas que tem a ética como principio. Vale ressaltar que essa pesquisa não pretende e trazer à tona o sentido de ética no plano filosófico, mas sim, no sentido de indignação ética diante desituações desumanas e injustas.

2. Terceiro Setor: Um histórico em questão.
Autores como Lester Salamon em seu artigo "A Emergência do Terceiro Setor - uma revolução associativa global" (1997), Simone de Castro Tavares Coelho em seu livro: Terceiro Setor: Um Estudo Comparativo Entre Brasil e Estados Unidos(2002) e outros Abordam a questão do surgimento de palavras como ONGS. Siglas que...
tracking img