Terceiro setor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5087 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 TERCEIRO SETOR: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A INTENSA CORRIDA PELA SUSTENTABILIDADE1 Katiani Lucia Zape2

RESUMO: O terceiro setor caracteriza-se por um mosaico de instituições multifacetárias, de origem privada, sem fins lucrativos, de caráter público não estatal, com autonomia e administração própria, cujo objetivo é o atendimento de alguma necessidade social ou a defesa de direitos difusos ouemergentes. Ao longo de sua trajetória, que vem desde os idos das Ordens Terceiras, das Santas Casas de Benemerências até os dias atuais, estas organizações que o compõe têm garantido não apenas experiência e inovação, mas também um espaço cada vez maior na discussão, formulação e execução de políticas públicas. Contudo, ao mesmo tempo em que apontam alternativas e soluções inovadoras paraproblemas sociais, enfrentam preocupantes questões no que se refere a sua própria sustentação. O presente estudo tem como objetivo trazer para discussão um dos grandes dilemas enfrentados pelo terceiro setor brasileiro – a sustentabilidade. Este trabalho não tem como escopo apresentar alternativas para o aumento e diversificação das fontes de recursos para o terceiro setor, mas apenas proporcionar umespaço de reflexão sobre a desenfreada busca da sustentabilidade e os reflexos negativos que esta pode trazer para as organizações dessa esfera.

Palavras-Chaves: terceiro setor; sustentabilidade.

INTRODUÇÃO As últimas décadas foram marcadas pelo crescimento e fortalecimento dos atores da sociedade civil organizada, especialmente pelos movimentos sociais e organizações do terceiro setor3. Oterceiro setor, objeto do presente estudo, passou a constituir um novo espaço de interlocução entre o Estado e a Sociedade, por meio da defesa e promoção de alguns temas centrais como: a questão urbana, o meio ambiente, as políticas sociais. As relações entre o Estado e as organizações privadas, sem fins lucrativos da sociedade civil se firmaram ao longo do tempo de forma complexa. Um mix decomplementariedade e subsidiariedade é a marca registrada desta nebulosa relação entre o poder público e as organizações não-governamentais sem fins lucrativos, (ARAÚJO 2006).

Artigo apresentado na VI CONFERENCIA REGIONAL DE ISTR PARA AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE. 8 al 11 noviembre de 2007, Salvador de Bahía, Brasil. Organizan: ISTR y CIAGS/UFBA. 2 Advogada, mestranda em Políticas Sociais e Cidadania /Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Contatos: (71) 8816 3365 katiani.zape@oi.com.br. Orientadora: Dra. Denise Vitale. 3 Para o presente estudo, mesmo diante das criticas, utilizaremos a terminologia terceiro setor para fazer referência a todas as organizações privadas, sem fins lucrativos, institucionalizadas, de benefício público, autogovernadas e voluntárias, seguindo, desta maneira, aclassificação definida pelas Nações Unidas, a qual também serviu como parâmetro para a Classification of the Purpose of Non-Profit Institutions Serving Households (COPNI). Portanto, não serão englobadas nesta classificação as organizações que se destacam pelo trabalho e atuação restrita, como as voltadas para os interesses de um grupo de pessoas limitadas ao quadro de associados, os movimentossociais, sindicatos, etc.

1

2 No Brasil, este relacionamento vem de longa data, desde os idos de 1543 com a chegada das Santas Casas de Misericórdia. Tendo passado por várias fases que vão desde as tradicionais ações de filantropia e caridade que remonta a colonização portuguesa; ao domínio da Igreja Católica até o século XIX; ao Estado Novo de Vargas; e mantêm-se vigorosa ao longo da ditadurabrasileira. Perpassando pelas décadas de 70 e 80 com ações de defesa da cidadania nos movimentos sociais – até chegar ao moderno processo de colaboração e participação democrática entre os diferentes setores em busca do chamado protagonismo cidadão o qual se dá, sobretudo, a partir dos anos 90 principalmente com o “interesse” de algumas empresas em desempenhar e apresentar sua atuação social; a...
tracking img