Terceiro setor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3894 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANO 6 – N.24 – SALVADOR/BA – MAI, 2008 – ISSN: 1809-1687

Terceiro Setor: Responsabilidade Social das Empresas e a contribuição das Relações Públicas

Edlaine Carvalho Bôtto Targino 1

Resumo Este artigo pretende apresentar a atuação do profissional de relações públicas como gestor da comunicação do terceiro setor, caracterizar a comunicação estratégica no terceiro setor, definir o papel doprofissional de relações públicas e apresentar suas ações para benefício do terceiro setor. Isto se dará através do estudo científico por autores voltados às áreas de Administração, Comunicação e Terceiro Setor, e do estudo de empresas privadas socialmente responsáveis no contexto educacional em João Pessoa - Paraíba. Palavras-chave: Terceiro Setor, Responsabilidade Social, Relações Públicas.O profissional de Relações Públicas no Terceiro Setor Ainda há uma visão fragmentada das funções do profissional de relações públicas por todos os setores – sociedade, empresa e organizações do terceiro setor. E a ausência de um profissional de relações públicas atuar na gestão da comunicação no terceiro setor também é um problema significativo que interfere diretamente no desenvolvimento geral dainstituição e inibe sua projeção perante a sociedade. Uma instituição reflete melhor sua visão, valores, ética, conceitos e objetivos através de uma comunicação planejada e estratégica. O que ocorre em geral é que muitas instituições, talvez a grande maioria não tenha estes princípios tão bem esclarecidos a seus principais interessados – a sociedade e empresas investidoras. A atuação planejada deum profissional como o de relações públicas na gestão da comunicação tende a beneficiar não somente àquela instituição, mas todo público ligado diretamente a ela como a sociedade e empresas privadas socialmente responsáveis.
Estudante de Pós-Graduação Lato Sensu em Marketing,, Bacharel em Comunicação Social/Relações-Públicas, e pesquisadora do terceiro setor e comunicação;edlainebasica@yahoo.com.br
1

ANO 6 – N.24 – SALVADOR/BA – MAI, 2008 – ISSN: 1809-1687

O profissional de relações públicas tem a função de criar transparência na relação do terceiro setor e sociedade e tendo amplitude de alcançar toda sociedade através das organizações sociais e empresas socialmente responsáveis já existentes bem como a várias outras que estão se manifestando em diversos segmentos a fim deatender uma demanda social cada vez maior. As relações públicas podem colaborar para a construção da cidadania de forma múltipla, integrando Governo, empresas e terceiro setor, analisando os contrapontos – percebendo as áreas de maior conflito – buscando uma aproximação e debate, possibilitando amenizar os pontos de maior divergência e o alcance de um consenso, através da aplicação da comunicação,participando ativamente das ações de responsabilidade social desenvolvidas pelos três setores. No terceiro setor as relações públicas podem atuar desenvolvendo planejamento estratégico de suas ações com intuito de direcionar melhor, as atividades aplicadas pela instituição bem como na elaboração de estratégias para captação de recursos. Fazendo uma análise de vários autores, que mencionam oplanejamento de relações públicas nas organizações, Kunsch conclui que:
A aplicação de relações públicas nas organizações exige conhecimento e se processa por meio de etapas e num continuo encadeamento de questões, idéias, buscas etc. para encontrar os melhores caminhos com vistas na eficácia das ações futuras traduzidas ou materializadas em planos, projetos e programas (2003, p.325).

A definiçãooficial de Relações Públicas da ABRP (Associação Brasileira de Relações Públicas) é:
O esforço deliberado, planificado, coeso e contínuo da alta administração, para estabelecer e manter uma compreensão mútua entre uma organização, pública ou privada, e seu pessoal, assim como entre essa organização e todos os grupos aos quais está ligada, direta ou indiretamente (PINHO, 1990, p.27).

Nesta...
tracking img