Terceiro setor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ECONOMIA

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

KARINE DE OLIVEIRA JUSTIN

O Terceiro Setor

Porto Alegre
Junho de 2010

KARINE DE OLIVEIRA JUSTIN

O Terceiro Setor

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Contabilidade IV, na Faculdade deAdministração, Contabilidade e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Professor: Paulo Cesar Santana Nunes

Porto Alegre
Junho de 2010

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 FOCO DA PESQUISA 6
3 OBJETIVOS 7
3.1 OBJETIVO GERAL 7
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 7
4 JUSTIFICATIVA 8
5 REVISÃO DA LITERATURA 10
6 CONCLUSÃO 16
REFERÊNCIAS 18
APÊNDICE A – DADOSDE IDENTIFICAÇÃO 19

INTRODUÇÃO

Nos países desenvolvidos e agora também no Brasil, cada vez mais ganha vigor e atualidade a discussão sobre o papel das empresas como agentes sociais no processo de desenvolvimento. Torna-se fundamental que as empresas assumam não só o papel de produtoras de bens e serviços, mas também o de responsável pelo bem-estar de seus colaboradores. Afora as dificuldadesgovernamentais decorrentes da crise do welfare state, as empresas já perceberam que o respeito ao meio ambiente, a preocupação com a valorização do homem, com a cultura estão entre os principais fatores determinantes do sucesso mercadológico.
Observa-se uma preocupação crescente das empresas em vincular sua imagem à noção de responsabilidade social. A nova postura da empresa cidadã baseada noresgate de princípios éticos e morais passou a ter natureza estratégica.
Assim, ventos novos sopram no mundo dos negócios provindo também das transformações específicas da sociedade. Um exemplo é a formulação internacional do indicador de desenvolvimento humano, nesta última década do século XX. As propostas formuladas em termos de eqüidade, desenvolvimento sustentável e participação nos processosdecisórios são as bases de novas relações que entrelaçam as dimensões econômicas, sociais e políticas cada vez mais fortemente. Em um regime democrático, a sociedade civil organizada é um viveiro de princípios reguladores das práticas econômicas, políticas e institucionais.
As demandas das organizações sindicais, dos movimentos ecológico, feminista e negro, das associações de consumidores e dosusuários de serviços, são exemplos de como os diversos segmentos da sociedade sabem se mobilizar para reivindicar novos critérios de convivência, que muitas vezes afetam diretamente as formas de rentabilidade econômica.
A pressão que os diversos setores sociais fazem a favor de regras de "boa conduta" já tem inspirado o estabelecimento de acordos internacionais de cooperação e linhas de crédito efinanciamentos focalizados.
Nos capítulos um e dois será apresentado o que é o terceiro setor, o objetivo de sua criação bem como o objetivo deste trabalho.

Em se tratando dos objetivos do trabalho e sua respectiva justificativa será apresentada nos capítulos três e quatro, bem como sua justificativa e conclusão nos capítulos cinco e seis.
.

FOCO DA PESQUISA

Buscamos no presentetrabalho, estudar o processo de "amadurecimento empresarial", onde a empresa socialmente responsável, no exercício de seu papel de empresa-cidadã, fomenta e instrumentaliza a instalação e a ampliação do denominado "Terceiro Setor", conjunto de entidades criadas pela iniciativa privada para suprir eventuais deficiências de atendimento em áreas que originalmente caberiam ao poder público e fazer umaanálise do tratamento tributário imposto para essas entidades, bem como a influência da religião para a sua formação.

OBJETIVOS

Os objetivos deste estudo estão assim segregados:

1 OBJETIVO GERAL

Identificar a estrutura de funcionamento das entidades que compõem o Terceiro Setor, apresentando suas características, principalmente a que se referem os procedimentos contábeis e...
tracking img