TERCEIRO SETOR

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1930 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SEMIÁRIDO - CDSA
UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO- UAEDUC
CAMPUS – SUMÉ

PROFESSOR: LUIZ
COMPONENTE CURRICULAR: GESTÃO DO TERCEIRO SETOR
ALUNO: JEFFESSON ARRUDA
MATRICOLA: 711130123


Origens e Desenvolvimento do Terceiro Setor





SUMÉ, 13 DE SETEMBRO DE 2013
RESUMO

Terceiro Setor éentendido como uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e com finalidade pública. O Terceiro Setor vem se destacando com grande importância para o desenvolvimento do País onde tem se mostrado cada dia mais sua eficiência e indispensabilidade para o Estado que não tem mais condições de arcar, sozinho, com o financiamento e execução de tais serviços. Esse setor visa estabelecer e priorizarreivindicações e ações em prol da comunidade como um todo. Essas organizações são compostas e organizadas pelos Organizações (ONGs e OSCIPs) , Voluntariado (Pessoas que se dispõem a ajudar sem remuneração) , Atuação (Sua principal atuação está nas famílias carentes) , Manutenção (Esse setor é mantido através de ajudas/doações de empresas e pessoas físicas e também governo) , Objetivo principal (Sua principal atuação está nas áreas de educação, saúde, esportes, lazer, orientação vocacional, qualificação profissional, cultura, etc.

*Palavras chave: Terceiro Setor, Sociedade Civil, Financiamento, Estado.











1- INTRODUÇÃO

O Terceiro Setor é aquele entendido como composto por entidades da sociedade civil, sem fins lucrativos, e de finalidade pública. É uma zona quecoexiste com o chamado Primeiro Setor – o Estado, e o Segundo Setor, o mercado. Em fim, trata-se, do desempenho de atividades de interesse público, embora por iniciativa privada. Isso porque, em muitos casos, as entidades integrantes de tal setor recebem subvenções e auxílios por parte do Estado, em decorrência de incentivo.
O Terceiro Setor vem se destacando com grande importância para odesenvolvimento do País onde tem se mostrado cada dia mais sua eficiência e indispensabilidade para o Estado que não tem mais condições de arcar, sozinho, com o financiamento e execução de tais serviços. Desse modo, as duas recentes qualificações jurídicas indicadas para o serviço de entidades do Terceiro Setor – as Organizações Sociais e as Organizações da Sociedade Civil de Interessa Púbico – vêm emuma persistente tentativa de superação das insuficiências dos títulos anteriores, de uma forma mais apropriada com a atual realidade social brasileira.
Sem nos expandir muito, esta introdução tem como finalidade tecer alguns comentários sobre as novas entidades acima referidas, de modo a defini-las e destacá-las, embora bastante semelhantes este trabalho visa discutir sobre determinados aspectosque se transcorrerá em mais quatro partes. Na Primeira parte, abordaremos algumas questões sobre a origem do Terceiro Setor e as Organizações Sociais. Na Segunda parte, apresentaremos resumidamente o desenvolvimento do Terceiro Setor e das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, destacando o papel de cada uma delas em nosso ordenamento. Por fim, virá à conclusão, sintetizando as idéiascontidas neste trabalho.






2 – A ORIGEM DO TERCEIRO SETOR E AS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
O termo Terceiro Setor é usado para fazer referência ao conjunto de sociedades privadas ou associações que atuam no país sem finalidade lucrativa. Ou seja, o terceiro setor é constituído por organizações não governamentais sem nenhum fim lucrativo, que tem como objetivo gerar serviços de caráterpúblico. O terceiro setor atua exclusivamente na execução de atividades de utilidade pública. Possuem gerenciamento próprio, sem interferências externas. 
O Terceiro Setor surgiu há muito tempo. Não se tem o dado exato de qual seja o início das primeiras organizações deste setor. “A Santa Casa de Misericórdia de Santos, criada em 1543, talvez seja a primeira instituição do Terceiro Setor de que se...
tracking img