Terceiro setor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 85 (21009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SHEILA PRADO SARAIVA

ORGANIZAÇÕES EM REDE: Novas formas de Comunicação no Terceiro Setor

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Comunicações e Artes Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Especialização em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas São Paulo, 2006

2

SHEILA PRADO SARAIVA

ORGANIZAÇÕES EMREDE: Novas formas de Comunicação no Terceiro Setor

Monografia apresentada ao Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, em cumprimento parcial às exigências do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, para obtenção do título de Especialista em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, soborientação da Profa. Dra. Maria Aparecida Ferrari.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Comunicações e Artes São Paulo, 2006

3

Orientador

Examinador 1

Examinador 2

4

Dedicatória

Dedico este trabalho aos meus pais, Aluizio e Iraci, ao Carlos Eduardo (Du), aos queridos familiares e amigos que me incentivaram na realização deste projeto.

5

Agradecimentos

Fazer um trabalhosobre redes só foi possível pela existência de uma outra rede de relacionamentos, pessoal, formada por amigos, familiares, profissionais do Terceiro Setor e de comunicação, professores e organizações sociais que se dispôs a colaborar com a realização deste projeto. Gostaria de agradecer a cada um desses “nodos”, em especial: Bruno Ayres (Portal do Voluntário), Daniel Chang (ABDL), Denise Viola eSilvana Lemos (CEMINA), Emilio Pompeu (Greenpeace), Patrícia Saito (Instituto Ethos), Renata Consegliere, Didier Peláez e Thais Saraiva, profissionais que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento do trabalho. Profa. Maria Aparecida Ferrari, pela intensa dedicação, conselhos, revisões e pelas boas conversas ao longo da orientação. Aos meus familiares e amigos, em especial ao CarlosEduardo (Du), pelo carinho, pela paciência e por ter vivenciado comigo cada etapa desta experiência.

6

Resumo
O presente trabalho investiga a ação e o alcance das “redes” na sociedade em transformação, especialmente a partir do relacionamento a adoção deste modelo de trabalho por diversas organizações do Terceiro Setor. Assim, os principais objetivos deste trabalho são os seguintes: analisaros aspectos comunicacionais e de construção dos relacionamentos das redes, partindo de um contexto macro (sociedade em transformação); compreender as razões que estimulam o indivíduo a agrupar-se; entender o papel das redes como processos de comunicação e como estratégia de comunicação em organizações sociais, em especial no Terceiro Setor. Duas partes constituem o trabalho: um levantamentoteórico sobre os conceitos relacionados ao tema e uma análise qualitativa, feita a partir do estudo de organizações do Terceiro Setor que adotam a rede como ferramenta de trabalho, da coleta de documentos organizacionais e de relatos obtidos através de métodos de observação, entrevistas e estudos. De maneira geral, vimos, neste trabalho, que há grande afinidade entre redes e as organizações sociais.Trata-se de uma estratégia de comunicação que, se realizada com o devido cuidado, traz resultados positivos para todos os envolvidos.

Palavras-Chave: comunicação, comunicação organizacional, redes, terceiro setor, trabalho em rede.

7

Abstract

This work investigates the impacts of “networks” in our society, especially when they become an important tool for the Third Sector organizations.Therefore, our main objectives are: examining the relationship and communication aspects on the creation and construction of networks; understanding the reasons for individuals to come together in groups (networks); understanding the network's role as communications' processes and strategies for the Third Sector organizations. There are two major parts that composes this study: a theoric...
tracking img