Terceiro setor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1190 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL



LUCIANA OHVEILER MANDIÃO



SÍNTESE REFLEXIVA: ESTADO, MERCADO, SOCIEDADE E O LUGAR RELACIONAL DO TERCEIRO SETOR







Porto Alegre
2011
LUCIANA OHVEILER MANDIÃO



SÍNTESE REFLEXIVA: ESTADO, MERCADO, SOCIEDADE E O LUGAR RELACIONAL DO TERCEIRO SETOR



Síntese reflexiva elaborada apartir da leitura dos textos indicados (CABRAL, Eloísa Helena de Souza.Terceiro Setor: Gestão e Controle Social. Páginas 31 à 46 e páginas 52 à 65. São Paulo. Saraiva: 2007), as aulas presenciais expositivas dialogadas e os fóruns interativos das aulas à distância dos dias 21 e 28 de março da Disciplina de Gestão Social no Âmbito do Terceiro Setor.


PROFESSORA MARIA BEATRIZ MARAZITAPorto Alegre
2011
INTORDUÇÃO

O presente trabalho apresenta uma abordagem sucinta a respeito da articulação Estado com o Mercado e Terceiro Setor. Permitirá ser observado historicamente, o desempenho do Estado frente às demandas sociais, o seu posicionamento e enfrentamento da questão social.
Esta evolução histórica permitirá ser observada em um contexto mundial, a partir da RevoluçãoIndustrial, e suas influências no contexto brasileiro. Desta forma, destacando o surgimento do Terceiro Setor e sua atuação na proteção social, relacionando a influência do mercado com o Estado.













SÍNTESE REFLEXIVA: ESTADO, MERCADO, SOCIEDADE E O LUGAR RELACIONAL DO TERCEIRO SETOR

As questões relacionadas ao social tiveram a Revolução Industrial como marco de grandestransformações, esta revolução tomou grandes proporções em torno da classe trabalhadora. Desta demanda surge o Estado Providência, para dar conta das questões relacionadas ao social e econômico, assumindo assim, a proteção social e econômica, a qual se destacou com o processo de industrialização.
Apesar do olhar para o social, que até então não se tinha, a questão social era vista como um fato natural, cabendoao homem aceitar suas condições, a proteção era restrita, tinha acesso apenas àqueles que não tinham condições de provê-las por meio de seu trabalho, desta forma, o Estado apresentava uma “falsa proteção social”, pois seu objetivo era apenas conter o proletariado, revelando um domínio econômico, onde possibilitava uma manutenção do bem estar social. A intervenção do Estado visava à manutenção doemprego, ao aumento da renda e à disponibilidade da moeda, defendendo um consenso social para o desenvolvimento. Assim, o Estado Providência é marcado pela intervenção no domínio econômico como forma de regular o mercado.
O contrato social daí derivado fazia convergir o interesse público com o privado, pois, em meio ao desenvolvimento capitalista, este fator marcava a articulação entre o mercadoe o Estado. Estado, mercado e sociedade, como atores de enfrentamento da questão social, irão acompanhar a evolução de cada sociedade, se ajustando as maneiras da gestão da proteção social.
Como o Estado Providência “não estava dando lucro”, pois não dava condições para o desenvolvimento, preocupando-se com o social, este enfrentou uma crise, onde se deu a expansão do capitalismo, quereestruturou diversas questões, solicitando mudanças políticas, bem como relativizou as garantias sociais. O mercado surge como interlocutor capaz de definir limites monetariamente saudáveis para a capacidade previdenciária do Estado. Desta situação, o mercado apresenta, a privatização dos programas de proteção social como uma estratégia de superação das crises do Estado Providência.
No Brasil, desde aépoca colonial até 1930, a intervenção do estado na sociedade e na economia, estava ligada as lavouras açucareiras, que eram apontadas como centro da vida social, política e econômica, visto que maior parte da produção era destinada ao mercado internacional. A questão social ficava por conta das iniciativas caritativas, mediante a criação de asilos, educandários e corporações profissionais.
A...
tracking img